Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
27 junho 2005
Brasis X Argentinas

Semana terá três confrontos entre os grandes rivais

Logo amanhã, teremos em campo pelo Mundial Sub-20 uma semi-final entre Brasil X Argentina. Na quarta, Brasil X Argentina com seus times adultos, pela final da Copa das Confederações; e São Paulo X River Plate, pela Taça Libertadores da América. Definitivamente, essa é a semana Brasil-Argentina.

Pelo Mundial Sub-20, oito títulos mundiais em jogo. Dos quatorze mundiais até agora realizados, Brasil e Argentina venceram quatro cada um. A rivalidade nessa categoria é tão grande quanto na profissional.

Bem... o time brasileiro é rico em talentos individuais. Mas é tudo, menos um time. Os jogadores parecem mais preocupados em dar passes de calcanhar, dribles "nas canetas", resolver o jogo sozinho e se mostrar para olheiros e empresários de que em jogar mesmo. Rafael, mais conhecido por Rafinha, lateral direito do Coritiba, é o grande destaque da Seleção até agora. Diego Tardelli, injustamente expluso contra a Alemanha, tem mostrado muita garra - seu problema é ser muito criança ainda. E Bobô tem decepcionado tanto quanto suas atuações no Corinthians. O rapaz é bom, mas não sabe finalizar.
O resultado disso tudo é jogos com placares magros. 0x0 contra a Nigéria (semi-finalista), 1x0 contra a Suíça e 2x0 na Coréia do Sul. No melhor jogo, 2x1 contra a Alemanha, garantindo classificação para as semi-finais na prorrogação.
Grande destaque do Mundial: #2 Rafinha, lateral direito, que merece a faixa de capitão. Suas características lembram os argentinos Sorín e Zanneti.

A Argentina tem se apresentado melhor que o Brasil, embora tenha perdido seu primeiro jogo por 1x0 para os EUA. Mas se mostra um time mais coeso. O meia #18 Lionel Messi, do Barcelona, é o jogador mais badalado da Albiceleste. Mas o grande destaque da Argentina tem sido um outro meio-campista: #8 Pablo Zabaleta, do San Lorenzo.
Grande destaque do Mundial: #8 Zabaleta, como acabei de falar.

Os argentinos se classificaram ao bater a outra favorita, a Espanha, por 3x1. Esse Brasil X Argentina tem tudo para ser um grande jogo, nesta terça.

Na quarta, teremos a aguardada final da Copa das Confederações. Como previ aqui, tivemos confronto entre Brasil X Alemanha e agora, a final entre Brasil X Argentina.

Parreira anunciou que o time será o mesmo - a única alteração seria a volta de Cicinho como titular. Ou seja, teremos o mesmo quarteto em campo e basicamente o mesmo time que jogou dia 8 na Argentina. É bom, então, que Parreira tenha mostrado aos nossos jogadores onde eles erraram naquela partida. Ainda não confio em Adriano no ataque contra Coloccini ou Heinze, não confio em Emerson marcando Riquelme. Mas certamente o Brasil entrará em campo com outra atitude. Espero uma grande partida de Robinho e Kaká. Continuo achando que Juninho deveria ser titular, e Cicinho terá um bom teste, como marcador do polivalente Sorín. Nossos dois laterais para essa partida têm características parecidas com os argentios. Quanto a defesa, bem... sorte nossa que dessa vez o centroavante deles é Figueroa, não Crespo. Ainda assim, muito perigoso.
Essa final pode ser muito boa para a Copa das Confederações, que precisa ganhar crédito.

Jogos recentes:

Brasil 3 X 2 Alemanha
Melhor em campo: #13 Michael Ballack, que carregou sozinho a Alemanha em campo.

Argentina 1 X 1 México (6X5 nos pênaltis)
Melhor em campo: Seria o #16 Coloccini, da Argentina. Mas por sua entrada criminosa em Ramon Morales, do México, perdeu o destaque - que vai para o bom apoiador mexicano #14 Gonzalo Pineda.

São Paulo e River... se o Tricolor Paulista entrar em campo sem pensar na vantagem de 2x0, determinado a jogar bola e ir pra cima do River, pode garantir a classificação. Se pensar em segurar resultado contra o time de Lucho Gonzalez e Mascherano, vai ter dor de cabeça. O River tem um time muito bom, a nível do São Paulo.

E que nossos Brasis e Argentinas possam nos presentear com três grandes duelos essa semana.

thiagoleal | 12:18 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10