Começou nesse fim de semana o
Mundial Sub-20 da FIFA, que este ano ocorre na
Holanda. O
Brasil defende seu título, buscando o pentacampeonato da competição - somos, ao lado da Argentina, o país que soma mais títulos: quatro para cada um.
O Campeonato Mundial Sub-20 costuma servir como um celeiro para futuros grandes jogadores - ou não? Pelo menos, em se tratando de Seleção Brasileira, não parece ser bem assim. OK...
Bebeto,
Dunga,
Jorginho,
Taffarel,
Muller, Alex e outros nomes de nosso futebol se revelaram nessa competição. Mas parece que, nos últimos anos, a competição foi esquecida pelos craques brasileiros.
Revelados cada vez mais jovens, nossos jogadores entram cada ano mais criança nos clubes e ficam presos aos mesmos - acaba sendo um sacrifício conseguir a liberação.
No último Mundial, Emirados Árabes Unidos 2003, tivemos a presença de
Nilmar, Dudu Cearense e
Dagoberto - dois bons jogadores fundamentais na conquista do Campeonato. Eles dois até agora só atuaram pela Seleção Olímpica. Ainda não vestiram a camisa da Seleção Principal. Talento para isso eles têm e, certamente, veremos esses meninos em campo. Mas
Robinho, Diego, Elano poderiam ter disputado o mesmo Mundial 2003.
Nossos craques estão cada vez mais precoces e têm de se encaixar mais cedo na equipe profissional de seus clubes. Isso faz com que nossos atletas tenha, cada vez menos contato com as equipes de base da nossa Seleção, e cada vez menos identificação com a mesma. Mas, hoje em dia, de que se trata o futebol? Profi$$ionalismo ou patriotismo?
Não dá pra dizer que o Mundial Sub-20, que brindou a Seleção Portuguesa com
Figo; a Croata com
Boban; a Argentina com
Maradona, Riquelme e
Sorín; e a Espanhola com
Casillas é esse celeiro de craques para o Brasil. Ou alguém me garante que Nilmar,
Nadson, Daniel Carvalho e Dagoberto irão, com certeza, usar a camisa da Seleção Principal?
Em sua estréia, ontem, o Brasil empatou em 0x0 com a Nigéria - o que a FIFA classificou como uma "decepção". O Brasil ainda enfrenta na fase de grupos a líder Suíça, no dia 15; e a Coréia do Sul, no dia 18.
Boa sorte para os meninos que são o futuro de nosso futebol - ou não?
Campeonato Mundial Sub-20 2005 - Seleção Brasileira:Goleiros:Renan (Internacional-RS); Bruno (São Paulo) e Diego (Atlético-MG)
Zagueiros e laterais:Leonardo (Santos); Edcarlos (São Paulo); João Leonardo (Guarani); Gladstone (Cruzeiro); Rafinha (Coritiba); Fábio Santos (São Paulo) e Filipe (Ajax-HOL)
Meias:Roberto (Guarani); Diego (Fluminense); Arouca (Fluminense); Fernandinho (Atlético-PR); Renato (Atlético-MG); Evandro (Atlético-PR) e Ernane (Bahia)
Atacantes:Rafael Sorbis (Internacional-RS); Quirino (Atlético-MG); Bobô (Corinthians) e Diego Tardelli (São Paulo)
Digão, ex-São Paulo e atual juvenil do Milan, irmão mais novo do Kaká, que vinha sendo convocado regularmente ficou de fora do Mundial.