Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
27 junho 2005
Na hora certa
Brasil e Argentina podem colocar a Copa das Confederações no mapa do futebol

Em setembro passado, a seleção brasileira embarcava para o Peru com um time reserva para o maior torneio de futebol das Américas, a Copa América. Parreira criticou abertamente e ninguém dava importância ao campeonato. O Brasil classificou-se, venceu o Uruguai e chegou a final. A Argentina, do outro lado, fez sua parte e também chegou lá. Neste momento o torneio tomou proporções únicas.

Brasil e Argentina nunca haviam decidido uma Copa América e aquele encontro era aguardado a muito tempo por ambas as seleções. A mídia mudou sua opinião, o técnico brasileiro mudou sua opinião. E a Copa América entrou, mesmo que de forma passageira, no mapa do futebol internacional.

Quarta-feira as seleções se enfrentarão. Decidirão um torneio organizado pela FIFA pela primeira vez. E agora, será que até a Copa das Confederações ganhará espaço e clima de torneio grande? Eu acho que sim. E para a FIFA, nada melhor que uma final desta para que o torneio, que para muitos é absurdo ou ridículo, ganhe espaço e se firme como uma das grandes competições internacionais.

Eu ouço muitas pessoas criticarem a Copa das Confederações. Muitos falam que os times sul-americanos perdem jogadores em fases importantes de seus campeonatos nacionais ou na Libertadores. E eu concordo. Mas concordo também que a FIFA precisa testar a estrutura dos estádios, organizações e segurança para a Copa do Mundo. Quem saberia dos riscos de invasão de campo na Alemanha sem a Copa das Confederações?

O campeonato é interessante. Une os campeões continentais e abre espaço para seleções menores jogarem contra times grandes. E, claro, jogos como Brasil e Alemanha no sábado passado, são espetáculos bons de se ver, mesmo quando o jogo é ruim.

As pessoas gostam de criticar a FIFA, criticar os torneios realizados por ela e as datas. Mas o quê ela pode fazer? Fazer um torneio só a cada quatro anos e no resto não aparecer em momento nenhum? Eu não gosto desta idéia. Torneios entre seleções são espetáculos únicos!

E como os times brasileiros - e mexicanos também - estão perdendo muito com os seus craques nas seleções, aí vai uma pergunta: por quê o nosso calendário tem que ser diferente do europeu?

Nós pertencemos ao primeiro mundo do futebol, mas financeiramente nós ainda somos o terceiro mundo. E isto não há como negociar, a FIFA, que é européia, irá seguir o calendário europeu. Se isto não é bom para nós, que nos viremos para manter os times por aqui. Ou mudamos o nosso calendário.

Seria ótimo ter jogos em dezembro e janeiro, época de férias em colégios e faculdades, época que vários trabalhadores estão de férias também. É verão. Mesmo com muitas chuvas, o espetáculo não ficaria pior que no inverno - quem consegue ver os jogos do Juventude em junho, julho?

Eu sei que lá na Europa os campeonatos são no inverno. Eu sei que aqui chove no verão. Eu sei que os jogadores querem férias no verão. Mas pelo amor de Deus, é melhor ter times completos em janeiro e ir jogar um jogo na Libertadores que ser eliminado em dezembro, por ter seus maiores craques jogando pela sua seleção nacional. E pior, colocar a culpa na FIFA.
Luiz Felipe Pedone | 8:53 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10