Meu pai diz que o dia 21 de junho é o maior dia da história do futebol nacional, dia em que o Brasil conquistou a Copa de 1970, venceu o jogo mais difícil na Copa de 2002 e o Botafogo sagrou-se campeão Carioca de 1989 após 21 anos sem título. Sobre o Botafogo, há discussões. Mas os dois outros acontecimentos fazem parte da história do nosso futebol.
1970: O melhor time de todos os tempos
Uma seleção praticamente perfeita, que conquistou o título de forma invícta e que esbanjou habilidade, preparo físico e gols. Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Tostão, Clodoaldo e Jairzinho são apenas alguns nomes daquela grande seleção.
Com seis vitórias em seis jogos, a seleção brasileira conquistou a taça Jules Rimet em definitivo.
Resultados:1a. Fase:Brasil 4, Tchecoslováquia 1 (
MatchReport)
Brasil 1, Inglaterra 0 (
MatchReport)
Brasil 3, Romênia 2 (
MatchReport)
Quartas-de-final: Brasil 4, Peru 2 (
MatchReport)
Semi-final: Brasil 3, Uruguai 1 (
MatchReport)
Final: Brasil 4, Itália 1 (
MatchReport)
Na final, à 35 anos atrás, a seleção enfrentou à Itália. Quem vencesse o confronto ficaria com a Jules Rimet. Aos 18 minutos do primeiro tempo Pelé abriu o placar, de cabeça. Aos 37, em um vacilo da defesa, Roberto Boninsegna empatou.
No segundo tempo, o jogo foi mais fácil para o Brasil, que marcou mais três. Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto fecharam o jogo e a Copa. Com esta vitória, a seleção de 1970 firmava-se como a maior da história.
2002: Brasil e InglaterraOdeio quando dizem isto, mas aquele confronto nas quartas-de-final pode ser considerado a final antecipada da última Copa. Alemanha, Brasil e Inglaterra eram os únicos grandes que ainda lutavam pelo título. De um lado, Brasil e Inglaterra se enfrentariam e do outro, numa chave muito mais fácil, os alemães enfrentariam os Estados Unidos.
O jogo valia muito. Era provável que o campeão saísse daquele jogo - como de fato aconteceu. E o mundo parou para assistir o jogo que aconteceria em Shizuoka.
Como todo jogo valendo muito, os dois times tinham muito cuidado e nada de importante aconteceu nos primeiros 20 minutos de jogo. Aos 23, em um erro de Lúcio, Michael Owen abriu o placar para os ingleses. A situação da nossa seleção era difícil.
O Brasil buscava o gol, mas nada acontecia. Mas no fim do primeiro tempo, em um lance inexperado, Roberto Carlos ganhou uma bola de David Beckham, passou pra Gilberto Silva que deixou com Ronaldinho. O atual melhor do mundo pedalou e deu um lindo passe para Rivaldo, que com seu chute preciso empatou o jogo. Ufa! Pelo menos não iriamos voltar perdendo!
Logo no início do segundo tempo, em uma cobrança de falta perfeita de Ronaldinho, a seleção viraria o jogo e seguraria a pressão inglessa.
Este foi o jogo mais difícil da nossa seleção em 2002 e um dos grandes dias da história da seleção.