Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
05 julho 2005
Mais uma final em Porto Alegre
Beira-Rio será palco de final de Libertadores depois de 25 anos

Não, a CONMEBOL não enlouqueceu e pôs o Internacional de Porto Alegre na final da Libertadores. Talvez tenha enlouquecido, mas não a esse ponto. Porque impedir a Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense, de sediar uma final... é loucura! Agora, 25 anos depois de ver a final entre Nacional do Uruguai e Internacional, o estádio Beira-Rio será novamente palco da grande decisão.

A final não poderá ser sediada na capital paranaense pois, segundo o regulamento da Libertadores, um estádio deve ter a capacidade mínima de 40 mil torcedores para abrigar a decisão do torneio. A Arena da Baixada tem a capacidade de 37 mil. OK, é apenas 3 mil, mas está abaixo. O problema é, se o Atlético entrou com um requerimento na justiça para tentar usar seu estádio, a CONMEBOL poderia, pelo menos, verificar o estádio.

Quando falamos na Arena da Baixada, estamos falando do estádio mais moderno e confortável do país - um dos mais modernos de todo o continente americano. Nenhum estádio aqui na América do Sul tem a qualidade da Arena. Para um palco desse nível, esses 3 mil são mero detalhe. A CONMEBOL poderia entrar com uma liminar e liberar a Arena.

O São Paulo que não tem nada a ver com isso sai no lucro. Jogará um jogo em campo neutro, outro em casa.

Uma coisa há de se admitir. Diferente da CBF, a CONMEBOL é bem segura em suas regras e não abre mão, independentemente de ser clube grande ou pequeno. Mas precisa analisar melhor uma decisão antes de tomá-la. A Arena é superior a La Bombonera, ao Parque Antarctica, ao Pacaembú... e a diversos estádios com capacidade de 40 mil nos confins da Colômbia, Bolívia ou Equador, mesmo sendo menor que eles.

Ah, e nota ZERO para o Cortitiba que se recusou a ceder seu estádio, o Couto Pereira, para o Atlético Paranaense. Parece a rixa entre o Vasco (Eurico Miranda) e o Flamengo. Ridículo.
thiagoleal | 5:08 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10