Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
10 agosto 2005
Brasileiro contra o Brasil?
Seleção croata convoca brasileiro naturalizado

Hoje o técnico croata Zlatko Kranjcar anunciou os convocados da sua seleção para o próximo jogo, contra o Brasil. Na complicada pronuncia dos complicados nomes, um nos chama atenção: Eduardo da Silva, do Dínamo Zagreb. Sim, o comum sobrenome não engana: Dudú é brasileiro.

Eduardo da Silva Alves, o Dudú, nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para a Croácia aos 17 anos. Lá começou jogando pelo Inter Zapresic, time da segunda divisão do país. Sofreu, como todos os brasileiros que se aventuram na Europa, com o frio e com a língua diferente, mas aos poucos foi demonstrando seu potencial.

Após jogar algumas temporadas das divisões de base da Inter de Zapresic, o carioca teve sua chance e não desperdiçou. Logo depois foi contratado pelo Dinamo Zagreb, time da Liga Croata de Futebol. Chegando ao modesto Zagreb, Dudú liderou o time para uma Copa da Croácia e uma Supercopa Croata, dois dos maiores títulos daquele país.

Ano passado Dudú naturalizou-se croata. Lá, diferente de seu país natal, o jogador é reconhecido. No campeonato nacional é um dos maiores nomes. Logo depois de naturalizar-se, Dudú participou, com os croatas, das eliminatórias para o Mundial Sub-21, que aconteceu na Alemanha.

Dudú foi convocado para o amistoso contra a Irlanda, na seleção principal. Mas para os croatas isto não era surpresa, Dudú vinha fazendo a diferença e ajudando seu time na Copa da UEFA.

Agora o carioca-croata tem uma missão complicada: enfrentar seu país natal. Talvez não guarde mágoa, pois foi embora muito cedo, mas uma coisa é certa, ele tentará provar seu talento.

Os demais escalados são:

Goleiros: Tomislav Butina (Bruges, BEL), Stipe Pletikosa (Shakhtar Donetsk, UCR), Joseph Didulica (Áustria Viena, AUT).
Zagueiros: Robert Kovac (Bayern de Munique-ALE), Josip Simunic (Hertha Berlim-ALE), Igor Tudor (Juventus-ITA), Stjepan Tomas (Galatasaray-TUR), Mario Tokic (Graz-AUT), Darijo Srna (Shakhtar Donetsk-UCR), Anthony Seric (Panathinaikos-GRE), Dario Simic (Milan-ITA).
Meias: Jurica Vranjes (Stuttgart-ALE), Marko Babic (Bayer Leverkusen-ALE), Niko Kovac (Hertha Berlim-ALE), Ivan Leko (Bruges -BEL), Niko Kranjcar (Hajduk-CRO), Jerko Leko (Dynamo Kiev-UCR), Ivan Bosnjak (Dínamo Zagreb-CRO).
Atacantes: Ivan Klasnic (Werder Bremen-ALE), Dado Prso (Glasgow Rangers-ESC), Bosko Baliam (Bruges-BEL), Eduardo da Silva (Dínamo Zagreb-CRO) e Ivica Olic (CSKA Moscou-RUS).
Luiz Felipe Pedone | 3:55 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10