Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
04 agosto 2005
Fenômeno volta a vestir sua camisa 9
Parreira convoca Ronaldo após o castigo de dois meses atrás

Há mais ou menos dois meses Parreira cortara Ronaldo da Seleção. A última vez que lembro do Fenômeno ter sido cortado foi em... bem... ah, é. Isso nunca aconteceu! Quer dizer, a não ser quando Ronaldo sofreu suas contusões. Mas o Fenômeno nunca teve de ser cortado da equipe por outros motivos. Na Copa América do Peru, em 2004, ficou de fora por opção - pediu férias.
Esse ano, resolveu pedir férias novamente, e Parreira o cortou também das Eliminatórias.

O corte de Ronaldo fez falta em alguns momentos. Adriano, seu sucessor, mostrou que o Fenômeno deve abrir seus olhos e cuidar de sua vaga de titular. Mas o Tanque ainda é muito inconstante, muito irregular. Pode ter atuações desastrosas, como na partida da Argentina pelas Eliminatórias; ou grandes atuações, como nos jogos contra Grécia e Argentina novamente pela Copa das Confederações. Robinho não é centroavante. E Ricardo Oliveira ainda não tem ritmo como titular da Seleção. Outros dois bons centroavantes brasileiros, Vágner Love e Liédson têm menos experiência ainda - no caso do último, nunca vestiu a camisa amarela.

Muita gente torce o nariz para Ronaldo. Pudera. O Fenômeno hoje em dia parece estar farto da Seleção. Parece mais interessado em dar em cima de modelos (famosas ou não) e aparecer ao lado delas no Fantástico de que nos jogos pela Selação Brasileira. Aliás, parece que hoje em dia, Ronaldo está farto do futebol. Luxemburgo se queixou recentemente de que o Camisa 9 simplesmente não gosta de treinar. Isso causa antipatia na torcida.

No entanto, Ronaldo é o melhor centroavante do mundo - ainda. Ronaldo é mais decisivo que Henry, mais habilidoso que Nilsterooy, mais matador que Crespo ou Shevchenko. É melhor que todos eles, sim. Quando entra em campo e marca dois gols, Ronaldo acaba subvertendo a antipatia da torcida. Pelo menos até sua próxima atitude antifutebolística fora de campo.
Logo, Ronaldo retorna a seu lugar de direito na seleção. A camisa 9 (ainda) é sua. O Fenômeno já teve seu castigo merecido - foi cortado das Eliminatórias e, assim, abalou sua confiança com Parreira, e adquiriu uma sombra - e das grandes. O Imperador Adriano. Parreira já garantiu que a vaga de titular da Seleção é de Ronaldo, mas não é intocável.

O castigo sofrido pelo Fenônemo mostra que qualquer má fase que atravesse pode tirá-lo do time titular. Ou seja, melhor se cuidar fora de campo também, em termos de imagem e atitude. Ou será que o Parreira estava apenas ameaçando? Lembrando que Ronaldo já chegou a esquentar o banco no Real Madrid. O mesmo pode acontecer na Seleção.

Repito: o Fenômeno ainda é o melhor. Mas o panorama atual do futebol exige mais que apenas talento. Adriano está na fila. E atrás dele Robinho, Ricardo Oliveira, Júlio Baptista...

(...)
Bom, e gostaria de abrir um parêntese aqui para falar da nossa ausência no blog. Como tratamos de Seleção Brasileira, acabamos ausentes após a Copa das Confederações, e estamos voltando agora com o amistoso que está para ser realizado. Mas estamos discutindo postagens sobre a história da Seleção, com jogos do passado, Copas do Mundo e acontecimentos em geral para manter o Camisa10 atualizado.
thiagoleal | 3:15 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10