Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
24 agosto 2005
No topo - a briga segue cada vez mais equilibrada
Quem será o campeão e quem irá jogar a Libertadores da América do ano que vem??

Hoje começa o Segundo Turno do Campeonato Brasileiro 2005.
Cada vez mais segura, a fórmula pontos-corridos vem se mostrando bem mais emocionante que o antigo sistema de primeiro turno/playoffs e a cada ano nos proporciona um campeonato mais disputado.
Antes de começar o turno definitivo, vamos dar uma olhada na parte de cima da tabela ao fim do Primeiro Turno.


Corinthians - 39 pontos (12 vitórias, 3 empates e 6 derrotas): Líder, como todo mundo já sabe, o Timão tem o melhor ataque (45 gols marcados) e a terceira pior defesa do campeonato (39 gols sofridos). Favorito, conquistou domingo o título de Campeão do Primeiro Turno - título simbólico. O Corinthians depende demais de seu ataque, o que pode prejudicar nas rodadas decisivas. Precisa arrumar uma defesa melhor para não perder pontos em jogos decisivos. Com certeza vai à Libertadores. Quanto a título, se for mesmo o caso, o Corinthians só confirma nas rodadas finas - eu diria na última rodada. Torcedor vai morrer do coração.

Melhor momento: Vencer o rival Palmeiras por 3x1, na estréia do jovem volante Javier Mascherano - e com direito a uma briga entre os dois times, como é de praxe.
Pior momento: A goleada sofrida por 5x1, contra o rival São Paulo, que culminou com a demissão de Daniel Passarella. Eu diria que também pode ser o melhor momento, já que a revolução no time começou aí...
Previsão: Segue na luta pelo título até o fim do campeonato. Se vai conseguir ou não, depende do ataque segurar a barra - ou da defesa melhorar, o que acho muito difícil.

Goiás - 37 pontos (11 vitórias, 4 empates e 6 derrotas): Surpreendente vice-líder, o Goiás mantém uma defesa sólida (apenas 23 gols sofridos) ao contrário do Corinthians. O esmeraldino prova que é bem melhor um bom planejamento e uma boa estrutura + jogadores regulares e baratos que contratar nomes grandes (e velhos) que não fazem mais nada em campo. Irregular, o Goiás atingiu seu ápice, e deve começar a cair como a Ponte. Mas vem fazendo uma campanha louvável (de novo) e vai à Sulamericana.

Melhor momento: O susto que deu no todo-poderoso Timão, quando segurou até os 40 do segundo tempo a vitória no Pacaembu que garantia o título do Primeiro Turno. Pena que não conseguiu se segurar até o fim.
Pior momento: Perder de 3 em casa para o rival Brasiliense. Com os pontos desse jogo, o Goiás poderia estar só a um pontinho do líder Corinthians.
Previsão: Cai aos poucos. Vai para a Sulamericana.

Paraná - 37 pontos (10 vitórias, 7 empates e 4 derrotas): Melhor defesa do campeonato, o Paraná segue a exemplo do Goiás. Fazendo campeonatos paranaenses e brasileiros ruins, o Paraná seguia mantendo seu planejamento e agora vem a recompensa. Costuma roubar pontos de times grandes e favoritos fora de casa - Internacional, Fluminense, Cruzeiro. Vai de desmontar - Borges, por exemplo, está de saída. E deve ter uma queda considerável. Mas vai a Sulamericana também.

Melhor momento: Vencer o Cruzeiro no Mineirão. Roubou pontos importantes de um favorito ao título, e se garante na zona da Libertadores. E os 2x0 sobre o rival Atlético. Clássico é sempre clássico... (e vice-versa, já riria Jardel).
Pior momento: Perder do rival Coxa por 2x1. Clássico é sempre clássico...
Previsão: O mesmo que o Goiás.

Santos - 36 pontos (10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas): Desde que se iniciou a nova fórmula, o Santos se mantém presente. Vai perder Robinho mas, se perceber que não depende do "Rei do Drible" (como a Globo/SporTV o alcunhou), pois tem Ricardinho e Giovane, o Santos briga diretamente com o Corinthians. O problema é que com essa doença psicológica da falta de Robinho, o time da Vila joga muito irregular. Basta se encontrar para fazer um grande campeonato. Libertadores garantida para o Peixe.

Melhor momento: Vencer o rival histórico Corinthians por 4x2 na Vila, na "volta" de Robinho - com direito a gol.
Pior momento: Eliminação na Libertadores, em casa, de forma incontestável, pelo Atlético Paranaense. Começava ali um princípio de crise com Robinho...
Previsão: Briga pelo título ao lado do Corinthians. Mas precisa manter a regularidade e confiar no time que tem. Nada de chorar a partida de uns e outros.

Quem corre por fora...
Cruzeiro: Quinto colocado com 36 pontos, o Cruzeiro deve se garantir na Libertadores até o fim do Campeonato. E briga pelo título, também. Às vezes depende demais do artilheiro Fred, e seu goleiro, Fábio, não mostra muita segurança no gol. Mas o time tem um trabalho forte com PC e vai ficar sempre por cima. Briga pelo título, mas um pouco mais de longe de que Corinthians e Santos - ou seja, uns dois pontos.
Palmeiras: Bom time, bons jogadores, bom Marcinho. Décimo lugar, 32 pontos. Desde sempre o Verdão tinha uma equipe acima da média, mas Bonamigo não ajudava. Chegou Leão, ajeitou a equipe e o Palmeiras vem subindo. Vai brigar por vaga na Libertadores. Título? Ainda é cedo para dizer.

Fluminense, ex-time favorito da Globo, e Internacional, são os nomes grandes de cima mais irregulares, e estão atualmente em sexto e sétimo lugar, respectivamente, com 35 e 34 pontos. Vão brigar pela Libertadores, também. Mas sem título para nenhum dos dois. Mesmo estando na frente do Palmeiras, os dois dão sinais de irregularidade maior que o Verdão e devem ficar para trás do time do Parque Antarctica.

Minha opinião é que tudo se resolve na última rodada. Até lá, nada muito decidido. O Campeão não sai antes das últimas duas rodadas. Na última, devemos conhecer o último classificado à Libertadores e à Sulamericana. E a fórmula pontos-corridos segue disputada e emocionante, à contrário do que dizia certo narrador, que, acostumado a dar sua irrelevante opinião, lamentava... "o campeonato tem que ter final..."
thiagoleal | 12:35 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10