Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
24 setembro 2005
Apito amigo e mafioso
A máfia volta à tona no futebol brasileiro

Não é de hoje que a máfia se relaciona com o futebol - e com os esportes em geral.

Em 1919 aconteceu nos Estados Unidos o "Escândalo Black Sox", quando o time de beisebol Chicago White Sox teria sido acusado de entregar a série final da liga (chamada World Series - Série Mundial) ao time Cincinnati Reds. O resultado na investigação acabou com a exclusão de oito atletas do esporte profissional, incluindo "Shoeless" Joe Jackson, para muitos o maior jogador de beisebol da história.

Falando de futebol, ao longo desses anos muita polêmica envolvendo a máfia aconteceu. Por exemplo, na Copa de 1934, o ditador facista Benito Mossolini teria se encontrado para um jantar reservado com o ábitro sueco Eklind nas vésperas da partida final entre Itália e Tchecoslováquia. Ninguém sabe o que os dois conversaram. E a Itália se sagrou campeã.

Na copa de 66, sediada pela Inglaterra, todos acharam estranho que, enquanto todos as outras seleções viajavam por todo o país para disputar seus jogos, a Seleção Inglesa só jogou em Londres, sem se estressar com viagens. Além disso, o comportamento violento dos ingleses em campo não era punido pela arbitragem. E, na partida final, durante a prorrogação, o árbitro suíço Dienst validou o gol de uma bola que bateu no travessão e tocou o chão - a bola tocou 2,5cm ANTES da linha. E o juiz validou o gol. A Inglaterra venceria por 4x2.

Em 78, na Copa da Argentina, para se classificar a final os argentinos tinham que golear o Peru - do contrário, se classificaria a Seleção Brasileira, invicta na competição. O Peru perdeu de 6 a zero, com grandes suspeitas sobre o goleiro peruano, Quiroga, um argentino naturalizado, teria entregue o resultado.

Paolo Rossi, o "carrasco do Brasil" na Copa de 82, já chegou a ser afastado do futebol dois antes da Copa do Mundo por se envolver com a máfia de resultados da Loteria Esportiva italiana.No mesmo inesquecível ano de 82, a revista Placar publicou uma edição especial com capa preta onde denunciava a máfia de resultados para favorecer a Loteria Esportiva.

Falando de história recente, em 2003, Adílson Baptista, então técnico do Grêmio, havia dito a um torcedor que protestava para ele se tranqüilizar, pois o Grêmio já havia "combinado" os resultados das três últimas rodadas.
Esse ano Roberto Tibúrcio, empresário do jogador Quirino, irritado pelo fato do Atlético Mineiro não ter autorizado a venda do atleta ao Real Sociedad (ESP), acusou o clube de, em 2004, dar "bicho" a atletas de outros clubes para que eles vencerem seus compromissos, com clubes que eram adversários diretos do Galo na luta contra o Rebaixamento.
E no Paraná, a chamada Série Preta, seria um esquema de arbitragem para favorecer ao Paraná Clube no campeonato estadual - denunciado por um funcionário da federação local.

Ou seja, o que aconteceu hoje no futebol brasileiro não é nenhuma novidade para nossa realidade, e infelizmente não vem sendo investigada desde antes.
Edílson Pereira de Carvalho, de 42 anos, árbitro da FIFA, foi preso hoje acusado de manipular resultados. A princípio, declarou que não manipulou resultado algum e que sua família estava sob ameaça - Edílson estaria sofrendo crime de chantagem. No entando, mais tarde o árbitro viria a admitir que manipulou, sim, resultados - informação dada por Roberto Porto, promotor da Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo.
A informação dada pelo árbitro, desde já afastado do futebol, é de que sete jogos do Brasileirão (o único mencionado foi Vasco 2 x 1 Figueirense) mais partidas da Libertadores da América e da Copa Sulamericana estariam envolvidas no esquema. Já se fala que na verdade foram 11 resultados só no Brasileirão - o número de jogos que Edílson apitou, e a Globo mencionou no Jornal Nacional que o número pode chegar a 20 - incluindo até jogos de 2004.
Márcio Braga, presidente do Flamengo, e Marco Aurélio Cunha, superintendente do São Paulo, declararam que, embora decepcionados, não estão surpresos com tamanha sujeira no futebol. "É apenas a ponta do iceberg", declarou Marco Aurélio.

O que mais preocupa nesse escândalo é que a CBF vinha se esforçando para fazer um Campeonato justo e decente - um Campeonato sério. Repete pelo 3º ano seguido a fórmula pontos corridos, contrariando a TV Globo que prefere um campeonato com final; não há sombra de virada de mesa, e Palmeiras, Botafogo e Grêmio já provaram do gosto amargo do rebaixamento, mesmo com os problemas da Série B já comentados aqui; a CBF acabou também com a conversa de punição por perdas de pontos - quando os pontos perdidos eram transferidos para o clube adversário da partida, o que provocava grandes reviravoltas na tabela... e, por mais que malhemos o Sr. Ricardo Teixeira - político aqui no Brasil, bom ou ruim, é malhado, ele tem feito um trabalho no mínimo regular a favor de nosso futebol e, na sua 3ª edição, este campeonato já é bem mais emocionante que na 2ª, que por sua vez foi bem melhor que a 1ª. Temos um campeonato bem disputado - seis equipes lutam pelo título hoje. Qual campeonato europeu é tão disputado como o nosso? - Temos público bem melhor no estádio de que tíamos há algum dia - o SPFC colocou 20 mil no Morumbi este sábado.

A média de público melhora a cada ano justamente por causa desse caráter sério que o campeonato vem adquirindo desde que assumiu a fórmula pontos corridos. Com esse escândalo, pode-se revelar que o campeonato não era assim tão sério. E aí todo o esforço vai por água abaixo. Perde-se credibilidade, perde-se confiança, perde-se a moral... perde-se tudo.

Aparentemente, não há envolvimento de clubes no esquema. Os resultados seriam manipulados a favor de um grupo de apostadores em bolões de sites internacionais - que não são permitidos aqui no Brasil. A polícia já vem investigando o caso há algum tempo, e Edílson foi pego através de escuta telefônica. Outros árbitros e assistentes estão sendo investigados.

Edílson já foi afastado do quadro da FPF, CBF e será, certamente, afastado do quadro da FIFA.

Agora começa a entrar em questão a anulação de jogos. Eurico Miranda já se pronunciou querendo a anulação de Vasco 0 X 1 Botafogo - e ele que não é besta disse que Figueirense 1 X 2 Vasco, que Edílson apitou e manipulou, não deve ser anulado.
Se essa questão de jogos anulados começar a acontecer, o campeonato vai desmoronar numa desorganização, vai entrar questão de justiça... e olha que o esquema pode acontecer desde o ano passado e envolver Paulistão, Libertadores...

Ou seja, muita água vai rolar debaixo dessa ponte. E nosso futebol que, aos poucos, em passos lentos, vinha se organizando - a começar pelo Campeonato Brasileiro, agora perde toda a confiança de torcida, de mídia, de todos. A gente, sem dúvida, não merece essa palhaçada.

E que a Placar entre de luto novamente - capa preta para o futebol brasileiro. E tudo que nós, simples mortais amantes do futebol, podemos fazer é lamentar.
thiagoleal | 8:18 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10