Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
22 setembro 2005
Convocação
Com vaga garantida na Copa, Parreira convoca Seleção para última rodada das Eliminatórias - E começa a definir o grupo que partirá pra Alemanha

A Seleção:
Goleiros Dida (Milan-ITA) Júlio César (Internazionale-ITA) Gomes (PSV-HOL)
Laterais Cafu (Milan-ITA) Cicinho (São Paulo-BRA) Roberto Carlos (Real Madrid-ESP) Gustavo Nery (Corinthians-BRA) Gilberto (Hertha Berlin-ALE)
Zagueiros Juan (Bayern Leverkusen-ALE) Lúcio (Bayern de Munique-ALE) Roque Júnior (Bayern Leverkusen-ALE) Luisão (Benfica-POR)
Volantes Emerson (Juventus-ITA) Gilberto Silva (Arsenal-ING) Renato (Sevilla-ESP) Zé Roberto (Bayern de Munique-ALE)
Meias Ricardinho (Santos-BRA) Juninho Pernambucano (Lyon-FRA) Kaká (Milan-ITA) Júlio Baptista (Real Madrid-ESP) Alex (Fenerbahçe-TUR) Ronaldinho Gaúcho (Barcelona-ESP)
Atacantes Robinho (Real Madrid-ESP) Ronaldo (Real Madrid-ESP) Adriano (Internazionale-ITA) Ricardo Oliveira (Real Bétis-ESP)

São 26 atletas convocados. A FIFA só permite 23 jogadores inscritos na Copa do Mundo. Diferente de Felipão, Parreira não se mostra muito chegado a novidades e manteve o mesmo grupo sempre, com pequenas alterações.
A zaga está fechada. A não ser que alguém se machuque, Parreira certamente não pretende substituir ninguém - não está nem ao menos fazendo novos testes, como acontece na lateral.

Cinco laterais convocados, e Belletti não é um deles. Maurinho e Maicon também não foram lembrados. Parece que Parreira se convenceu com Cafu e Cicinho pela direita. A dúvida é o lado esquerdo. Quem esquenta o banco para Roberto Carlos? O Penta (reserva) Júnior já não está mais nos planos. Parece que Léo também não. Kléber, ex-Corinthians, teve seu teste. Depois se mandou para a Rússia e sumiu. Voltou ao Santos agora. Tarde demais. A disputa está entre os bons Gustavo Nery, melhor jogador do Corinthians depois do Tévez e Gilberto, destaque do Hertha Berlim. O primeiro fez uma boa Copa América. O segundo, uma Copa das Confederações convincente. Será uma boa disputa - mas Parreira não testou G.Nery da última vez. Espero que dê uma chance a ele agora. Versátil, G.Nery é a melhor opção - mas Gilberto parece ter mais pontos acumulados.

Volantes. Gilberto Silva e Renato, OK. Boas opções. Mas Parreira insiste em convocar Emerson e Zé Roberto. O segundo tem feito atuações regulares. Emerson não dá. Os dois volantes são o típico queridinho do Parreira - vide Raí na Copa de 94. Assim, o grupo de volantes também parece fechado, e opções melhores como Edu (Valencia-ESP) devem ficar mesmo de fora.

Pelo meio-campo a briga é boa. Só Kaká e Ronaldinho Gaúcho têm cadeira cativa. Juninho Pernambucano cartamente deve figurar na Copa também, já que sempre mostra ao teimoso do Parreira que tem talento de sobra para jogar. Alex ainda não atuou de forma convincente e pode ter sua última chance - se parreira de fato der essa chance. Ricardinho vem sendo chamado, mas não testado. Essa seria a hora de ver como o bom armador pode servir ao time. E a icógnita é Júlio Baptista (que se encaixa na mesma turma dos "queridinhos" de Z.Roberto e Emerson). O pseudo-polivalente vem sendo chamado regularmente - quando seria bem melhor testar alguém melhor e que não teve grandes chances, como Roger (Corinthians), Elano (Shakhtar Donetsk-UCR), Daniel Carvalho (CSKA-RUS), Marcinho (Palmeiras), Marcelinho (Hertha Berlim-ALE)... mas Júlio Baptista (contratação errada do Real Madrid) tem sorte e está no clube dos prefeiros do Parreira e deve ir à Alemanha, sim. Afinal de contas, diferentemente de Elano e D.Carvalho que se aventuraram pelo Leste Europeu, J.Baptista foi para a Espanha e está no foco. Que burrice de vocês dois!

O ataque parece estar tão fechado quanto a defesa, sem mais nenhum nome a ser testado. Nilmar e Vágner Love, jovens e inexperientes demais. Luís Fabiano esqueceu o que é futebol. Bom... na ausência de alguém que cause polêmica e discussão, bem que a Globo e a Coca-Cola poderiam começar a pedir o Romário de novo...

E no gol, Dida é o homem de confiança de Parreira, sempre. Os reservas vêm se revesando. Rogério Ceni não tem chances com o treinador. Marcos foi convocado, chegou a ser testado e provou que não é homem para o cargo. Júlio César fez boa Copa América e por isso está aí. Gomes deixou a desejar no Pré-Olímpico, mas, na falta de opção, deve ir ao Mundial - a não ser que Marcos se supere. Fábio foi testado quando ainda era do Vasco. Não é homem para a Seleção. Parreira só não testou o Diego, do Atlético Paranaense. Devia ter testado.

Agora é esperar para ver como o treinador vai agir. Como é de costume, Parreira pode acabar jogando com seus titulares e não vai testar ninguém direito - nem Gustavo Nery, nem Ricardinho, nem Alex, nem Gomes... eu, sinceramente, espero que não. A Seleção já se classificou e a hora de testar é essa. Não adianta jogar com R.Carlos os dois jogos e levar um dos laterais para reserva sem saber qual dos dois é melhor. E isso vale para todas as posições.

E enquanto a Seleção tem esses pedaços indefinidos, os internautas ficam perguntando ao Falcão e ao Noronha "quem deve sair: Robinho, Ronaldo, Ronaldinho, Kaká ou Adriano?". Eu mereço...
thiagoleal | 6:19 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10