Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
22 outubro 2005
Brasileirão 2005
Rodada que, segundo Eurico Miranda, coroa o Vasco como Campeão Brasileiro (??)

O Clássico dos Milhões??
Vasco e Flamengo fizeram em São Januário o antigo "Clássico dos Milhões" - ou, na definição mais adequada da Revista Placar, o atual "Clássico dos Tostões". O que se viu no jogo foi um Vasco com muita vontade e pouca técnica contra um Flamengo desorientado. Júnior Bahiano fez das suas, marcando contra; Romário segue marcando seus gols que já podem contabilizar para a categoria master - e ainda é melhor que muito guri de 20 anos desse Brasileirão e o Flamengo esboçou uma reação com um gol del Tigre César Ramirez. Mas o melhor jogador do rubro-negro foi o jovem Fellype Gabriel.
Ao final do jogo, Eurico Miranda interrompeu a coletiva de Romário para dizer que o Vasco acabara de ganhar o Campeonato, pois para ele existem dois campeonatos paralelos: o Campeonato em si, e Vasco X Flamengo. Eurico ainda declarou que, diferentemente do Baixinho que disse esperar o Flamengo sair da zona de rebaixamento, espera que o Flamengo afunde na Segunda Divisão. Enquanto se importar mais com o rival que consigo mesmo, Eurico vai deixar o Vasco ser isso aí.

Perto, mas nem tanto
Com a vitória por 1 X 0 sobre o Paraná, com gol de Carlitos Tevez, o Corinthians chega a 66 pontos no Campeonato. Está próximo ao título, mas a vantagem que tem ainda não é suficiente para cantar vitória antes do tempo.
Vendo o Corinthians jogar, deu para entender como a substituição do Márcio pelo Antônio Lopes fez bem ao time do Parque São Jorge. O "Delegado" fez o que se esperava: deu padrão de jogo ao Corinthians, solidificou a defesa que agora consegue não tomar gols. O Corinthians está no caminho certo e só depende de si próprio. Mas não pode achar que já é campeão e deve manter o trabalho. A maratona de jogos - jogou quarta, jogou hoje, joga segunda e joga quarta novamente - ainda pode atrapalhar o rendimento do time. Então, consciência para a equipe na hora de jogar.

Clássico na Serra Gaúcha
O Internacional tropeça no Juventude - na bola, a despeito do que o time afirmou. Embora tenha começado muito bem, pois o Inter é um time que joga bonito, especialmente Rafael Sóbis, autor do primeiro gol do jogo, o Colorado tirou o pé do acelerador. O Juventude foi bem melhor no segundo tempo, indiscutivelmente. Marcou um gol bem anulado, com Fininho em posição irregular. Se aproveitou da vantagem de um homem a mais, quando Edinho do Inter foi expulso por fazer falta por trás, e empatou o jogo com Zé Carlos. Soube manter o nível quando ficou com um homem a menos, pois teve Tucho expulso e logo em seguida Zé Carlos, por agressão a Rafael Sobis. Com nove em campo, o Juventude continuou a pressionar no ataque e teve um pênalti já nos acréscimos, com uma mão de Vinícios impedindo o gol - que culminou na sua expulsão. Clêmer se adiantou e pegou a primeira cobrança de Enílton, que autorizado pelo árbitro bateu novamente e marcou.
O Inter tenta atribuir ao árbitro uma derrota na bola. As expulsões, dos dois lados, foram justas. E o pênalti, que o juiz mandou voltar, é regra e está acontecendo corriqueiramente. As declarações de Rafael Sóbis que o Inter teria sido prejudicado não tem o menor fundamento.

Arrancando para fora do Rebaixamento
Jogando em casa, o Figueirense aplicou convincentes 4 X 0 na Ponte Preta, e segue na luta para não cair. Com o resultado, o Figueira deixa a zona de rebaixamento - e parece ser um dos times mais conscientes a ocupar essa zona incômoda.

Reação estancada
Fluminense empata em 2 X 2 com o São Caetano e se amarra na quarta posição com 55 pontos. E o Palmeiras perde a chance de ir a 56, passando o Tricolor e encostando no Inter, se garantindo pelo menos na pré-libertadores. Começou ganhando do Fortaleza no Nordeste, por 1 x 0, mas permitiu o empate nos 15 minutos finais de jogo e ganhou um magro pontinho, indo a 54 pontos e ainda perseguindo a Libertadores.

No mais...
Goás vence o Brasiliense por 2 a 1 fora de casa, chega aos 60 pontos e continua ameaçando - e secando o Corinthians. Santos bate o São Paulo por 2 a 1 e vai aos 52 pontos, ainda amargando a sexta colocação. E Celso Roth respira aliviado após levar o Botafogo a vencer o Coritiba por 2 X 0.

Jogo da Rodada: Cruzeiro 4 X 3 Paysandu
Um tenta recuperar o prestígio, outro fugir do rebaixamento. Cruzeiro e Paysandu protagonizaram um jogo de muitos gols e viradas - onde o destaque foi Rafael Moura, mineiro que joga no Paysandu autor de três gols. O Papão recuperou o fôlego sob a batuta de Carlos Alberto Torres e tem agora ânimo para brigar contra o Rebaixamento - e tem a cabeça um pouco mais no lugar que adversários diretos, como Flamengo e Atlético Mineiro.
Mas o destaque no jogo foi o poder de reação do Cruzeiro, que começou perdendo por 2 a 0. Diminuiu ainda no 1º tempo com Alecsandro, e virou no segundo tempo - gols do próprio Alecsandro, Diego e Daniel. É essa reação que tomou no jogo que o Cruzeiro busca no campeonato. Ainda se fala em Libertadores na Toca da Raposa, mesmo com sete pontos de diferença para o Fluminense, que hoje se classificaria para a Pré-Libertadores.

Decepção da Rodada: Internacional, Fluminense e Palmeiras
Os três tropeçam e diminuem a marcha da reação - no caso do Inter, quebra sua série invicta. Agora vêem líder e vice-líder um pouco mais distante.


Craque da Rodada: O jovem Rafael Moura e seus três gols pelo Paysandu.
Pereba da Rodada: Júnior Bahiano, autor do gol contra que ajudou a afundar o Flamengo na Zona de Rebaixamento.
Troféu Amigos-Amigos: Romário, que virou um sujeito sensato. Após afirmar que está consciente que o Vasco briga para não cair, o Baixinho afirmou que espera que o Flamengo se recupere e não caia para a Série B.
Troféu Amigos-Amigos, Negócios a parte: O Presidente do Vasco, Eurico Miranda, que declarou que vencer o Flamengo é igual a vencer o Campeonato e que espera que o rival caia para a Série B.

Classificação:
1 Corinthians 66
2 Goiás 60
3 Internacional56

4 Fluminense 55
5 Palmeiras 54
6 Santos 52
7 Paraná 51
8 Atlético-PR 48
9 Cruzeiro 48
10 Ponte Preta 44
11 São Paulo 44

12 Botafogo 43
13 Fortaleza 42
14 Juventude 42
15 São Caetano 41
16 Vasco 39
17 Coritiba 38
18 Figueirense 37
19 Paysandu 35
20 Flamengo 34
21 Atlético-MG 33
22 Brasiliense 32


Legenda:
Libertadores
Pré-Libertadores
Sulamericana
Rebaixamento
thiagoleal | 9:47 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10