Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
28 outubro 2005
Brasileirão 2005
A parte de cima da tabela começa a se definir - e a de baixo fica mais interessante


Dez pontinhos de vantagem
O Corinthians vence o Paysandu por 2 X 0 em Belém e abre dez pontos sobre o segundo colocado, o Goiás. Há duas coisas a serem ditas sobre o jogo. A primeira, a garra do Corinthians em disputar a maratona de jogos. Tevez e Roger, por exemplo, exaustos, batalharam muito em campo - assim como Gustavo Nery e Nilmar. A dupla Tevez e Nilmar está cada vez mais afiada e tem sido determinante para o sucesso corinthiano. No entanto, quem roubou a cena da partida foi a arbitragem - validou um gol em impedimento de Nilmar - num lance difícil, é verdade, mas anulou um gol legítimo do Paysandu sem nenhuma explicação. A arbitragem prejudicou o Paysandu que luta para não cair e pode der sido determinante no resultado da partida. De qualquer forma, o Corinthians que trabalhou duro teve sua recompensa, somando agora 70 pontos no Campeonato.

A tal da raça rubro-negra
Nessa crise eterna que o Flamengo se envolveu - prometo uma coluna sobre o tema em breve, o clube tem apenas uma vantagem. Flamengo é uma camisa que joga sozinha. Torcedores e jogadores rubro-negros não se iludam: o Flamengo conseguiu o empate heróico contra o Juventude não somente por seus méritos, mas também pela incapacidade e apatia do alvi-verde gaúcho. Aos 40 minutos o Juventude achou que o Flamengo seria incapaz de empatar a partida - ao sofrer o gol de pênalti, já com um homem a menos, o técnico Hélio dos Anjos disse aos seus jogadores que o jogo já estava terminando, e eles poderiam ficar tranqüilos. O time relaxou e o Flamengo, que compensou sua deficiência técnica com garra - o time não se entregou - chegou a um empate dramático. O Juventude, que abriu 2 X 0 ainda no primeiro tempo, leva dois gols depois dos 40 do segundo tempo. A imagem de Renato, ajoelhado, após o gol de empate do Flamengo, pode ser definida como a mais marcante do time no ano. Mas precisa mais de que isso para subir na tabela.

Reações na parte de cima da tabela
Os clubes apontados como decepções na rodada passada se redimiram: o Fluminense goleou o Atlético Paranaense por 4 X 1 - de virada, com direito a dois gols do artilheiro Tuta. O Santos venceu o Vasco por tranqüilos 3 X 1 em São Januário, em jogo onde Romário perdeu pênalti - o Santos também disperdiçou um penal. O Peixe ainda está a quatro pontos da zona da Libertadores. No jogo de seis pontos entre vice-líder e terceiro colocado, o Inter derrota o Goiás e fica a apenas um ponto do Esmeraldino. E o Colorado ainda joga nessa sexta - o último dos jogos anulados pelo STJD.

Demais resultados...
Palmeiras tropeça novamente: 2 X 2 em casa contra o Figueirense de Edmundo. Agora o alvi-verde permite a aproximação do Santos. O SPFC, em jogo que definiu como "treino", perdeu em casa para o Brasiliense, que luta para escapar do rebaixamento: 1 X 2. O Botafogo volta a vencer fora de casa, fazendo 1 a 0 na Ponte; e o Cruzeiro faz três no Coritiba que começa a abrir o olho para o Rebaixamento.

Alone in the dark... Com cinco minutos de jogo, quando o São Caetano vencia por 1 X 0 o Paraná fora de casa, falta luz na cidade. A luz não volta 50 minutos após o ocorrido e o árbitro encerra a partida. O problema é que ela acontece amanhã, do 0 (no relógio e no placar). Por que não recomeçar o jogo aos 5 do primeiro tempo com 1 X 0 para o Azulão?

Jogo da Rodada: Fluminense 4 X 1 Atlético Paranaense
Desde a anulação dos 11 jogos pelo STJD que o Tricolor Carioca não jogava tão bem. Começou perdendo com gol de Aloísio e um minuto depois empatou com Tiuí. Petkovic se destaca dos demais como sempre e Tuta, bem... marcou dois gols, fazendo o que lhe é peculiar, e ajudou o Fluminense a consolidar a goleada.
O Atlético, que vem em ascensão com a chegada de Evaristo, não teve em campo seu melhor jogador nos últimos jogos: Dagoberto. O time foi apagado em campo e levou a goleada que breca sua nova reação no campeonato.

Decepção da rodada: Atlético Mineiro
Em crise, o Galo vira Pintinho novamente: vencia o Fortaleza em casa por 2 X 0. O treinador Marco Aurélio fez o que qualquer um faria aos 35 do segundo tempo, logo após marcar o segundo gol. Coloca um terceiro volante para ajudar o time a segurar o resultado. O que aconteceu depois daí, não dá para explicar. O Atlético simplesmente desiste de jogar. E, em cinco minutos, entre os 35 e os 40, leva três gols. O Fortaleza vence por 3 X 2. É por isso que o Atlético está onde está. Voltou a segurar a lanterna. Esse jogo foi uma assinatura do atestado de óbito.

Craque da rodada: Edmundo, atacante do Figueirense
Marcou dois gols de pênalti no Palmeiras, foi homenageado e saudado pela torcida e declarou seu amor pelo clube paulista - definiu como "amor de esposa. nunca acaba".
Pereba da rodada: Diego Tardelli, atacante do São Paulo
Não precisou entrar em campo para receber a honra. O atacante do SPFC, muitas vezes perdoado e punido por sua irresponsabilidade, falta a treino e é punido novamente. Está afastado do grupo e não vai jogar o Mundial.
Troféu Façam o que eu digo, não façam o que eu fiz: Edmundo, atacante do Figueirense
O ex-rebelde, muito emocionado, declarou que nunca devia ter saído do Palmeiras, inclusive afirmando que "se arrependimento matasse, estaria morto hoje". Disse que teve quem ficar a seu lado, dar conselhos, mas preferiu não ouvir. E alertou Tardelli e os jogadores jovens que, fora de campo, não sejam o Edmundo.
Troféu Desculpem, mas eu vou chorar: Alex Dias, atacante do Vasco
Muito emocionado, A.Dias chorou ao confirmar a contusão que pode afastá-lo do restante do Campeonato - uma estimativa otimista é que o atacante volte para a última partida. Num mundo onde jogador se preocupa mais com seu salário, com transferências, em ir à Europa, Alex, 33 anos, mostra companheirismo e se comove por não poder ajudar seu time a escapar do Rebaixamento. Vascaínos, orgulhem-se deste homem, principal jogador do time na competição.

Classificação
1 Corinthians 70
2 Goiás 60
3 Internacional 59

4 Fluminense 59
5 Palmeiras 55
6 Santos 55
7 Paraná 51
8 Cruzeiro 51
9 Atlético-PR 48
10 Botafogo 46
11 Fortaleza 45

12 São Paulo 45
13 Ponte Preta 44
14 Juventude 43
15 São Caetano 41
16 Vasco 39
17 Coritiba 38
18 Figueirense 38
19 Brasiliense 36
20 Paysandu 35
21 Flamengo 35
22 Atlético-MG 33


Legenda:
Libertadores
Pré-Libertadores
Sul-Americana
Rebaixamento
thiagoleal | 5:49 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10