Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
10 outubro 2005
Eliminatórias da Copa do Mundo Alemanha 2006
As entradas estão se esgotando e quem não pegar sua vaga vai ter que pagar mais caro nas mãos dos cambistas...

Rodada movimentada nas Eliminatórias no mundo inteiro. Das 31 vagas a serem disputadas para a Alemanha (lembrando que a dona da casa está automaticamente classificada), 23 já garantiram seu passaporte carimbado para a terra da cerveja quente.
Quem está na Copa? Quem tem chances de ir? Quem não tem? Quem deve fazer bonito na Alemanha? Quem deve apenas figurar? Preparem-se porque esse post é gigante.

África (CAF)
Aqui fechou. A África é o primeiro continente a definir todos os seus classificados. O que surpreende dessa vez é a ausência de Camarões e Nigéria, tradicionais em Copas do Mundo - mas que sempre decepcionam, à exceção de Camarões em 90.
Apenas a atual campeã africana Tunísia já participou de Copa do Mundo. Todas as outras são estreantes. O futebol africano, no entanto, tão elogiano, na verdade, sempre fica devendo na Copa do Mundo.
Classificadas:
Costa do Marfim, Angola, Togo, Gana e Tunísia.

Claro que qualquer previsão depende primeiro do sorteio dos grupos. Mas se eu fosse apostar no destaque africano da Copa, apostaria em Costa do Marfim ou Tunísia. Mas Togo pode surpreender como Senegal em 2002. Queimo a língua, mas não acredito nem em Angola nem em Gana - famosa por ganhar os mundiais de categorias de base cometendo "gato" em seus jogadores.

Europa (UEFA)
A Ucrânia foi incontestável, liderada por Andryi Shevchenko. Portugal sofreu até a penúltima rodada para garantir sua vaga e levou um susto de Lichenstein. Na Copa, a Ucrânia deve chegar à oitavas de final e Portugal pode chegar até as quartas. A Polônia foi superior à Inglaterra no grupo 6, mas no Mundial certamente a Inglaterra chega mais longe. A Polônia não deve passar da fase de grupos novamente. E a Croácia continua praticando seu futebol eficiente - dificilmente repete o sucesso de 98, mas está na sua terceira Copa consecutiva. A Holanda se redime do pecado de ser eliminada em 2002 e entra na Copa para brigar por medalha pelo menos. A Itália briga por título - desde a Copa de 82 que não ganha um título grande. Claro que todas essas previsões vão depender, muito, dos sorteios e definições dos grupos que acontecem em novembro.
Classificadas:
Alemanha (país-sede); Holanda pelo Grupo 1; Ucrânia pelo Grupo 2; Portugal pelo Grupo 3; Itália pelo Grupo 5; Polônia e Inglaterra (como um dos dois melhores segundos lugares) pelo Grupo 6 e Croácia pelo Grupo 7.
Na briga:
Pelo Grupo 4 França, Israel, Irlanda e Suíça ainda lutam pela vaga direta. No entanto, o líder Israel não joga mais. A França que enfrenta o Chipre em casa deve conseguir a vaga direta e Irlanda e Suíça, que se enfrentam em Dublin se matam pela vaga na Repescagem.
Já no Grupo 7 Sérvia & Montenegro, Espanha e Bósnia-Hezergovina buscam o carimbo para seus passaportes. A Sérvia e a Bósnia revivem suas guerras dentro de campo enquanto a Espanha vai a San Marino enfrentar o país que só é conhecido por seu GP de Fórmula 1. Que a Espanha vence é certeza. Mas o jogo entre Sérvia e Bósnia não dá para prever. Eu aposto na Sérvia com vaga direta e Espanha joga a Repescagem.
No Grupo 1, perder em casa não estava nos planos da República Tcheca. Mas deve se garantir na Repescagem, pois a Romênia, que está um ponto na frente, não joga mais. O time de Baros e Nedved vai à Finlândia buscar vaga direta como um dos melhores segundos colocados, mas deve garantir no mínimo a vaga na Repescagem. A vaga direta do segundo lugar deve ficar no Grupo 8 para a Suécia, ou mesmo para a Croácia, já classificada, caso perca seu jogo e a Suécia vença seu confronto - contra a Islândia em casa.
Só resta a repescagem:
A Turquia joga fora de casa contra a Albânia enquanto a Dinamarca vai ao Cazaquistão. Turquia e Dinamarca buscam a vaga na Repescagem pelo Grupo 2. A Grécia também está no páreo, recebendo em casa a Geórgia. É difícil prever entre as três quem joga a Repescagem porque são Seleções que vêm apresentando um futebol de mal-gosto. Mas eu aposto na Turquia, que vem embalada após vitória sobre a Alemanha em amistoso - e ainda pode até mesmo conseguir vaga como um dos melhores segundos colocados, mas é MUITO difícil.
Boa mesmo é a briga no Grupo 3 entre os rivais eslavos Rússia e Eslováquia, ambas com 22 pontos. As duas Seleções se matam em confronto na Eslováquia - acredito na classificação eslovaca que joga em casa pelo empate.
Noruega e Eslovênia brigam no grupo 5. Os nórdicos vão a Bielorússia enquanto os eslovenos recebem a Escócia. Dá Noruega - que só não vai a Repescagem se não quiser.

América do Sul (CONMEBOL)
As vagas diretas já foram definidas. Brasil e Argentinas, favoritíssimas, entram na Copa para buscar o título. A grande dificuldade das duas, certamente, será jogar a Copa lá na Europa. Mas, individualmente falando, Brasil e Argentina têm os melhores elencos da atualidade - e no coletivo a Argentina se mostra mais coesa, embora o Brasil se mostre melhor em talentos individuais. Uma coisa é certeza: no mínimo uma das duas chega à semi-final. Mais que isso, como já falei, Brasil e Argentina almeijam a Copa. Se houver um Brasil X Argentina na Copa, teremos o jogo do Mundial. Já Paraguai e Equador, se muito conseguirem, será jogar as oitavas-de-final. Dificilmente passam daí.
Classificadas:
Argentina, Brasil, Paraguai e Equador.
Só resta a Repescagem:
Uruguai está na 5ª colocação com 22 pontos, no entanto vai ter que enfrentar a Argentina em Montevidéu. Com 21 pontos estão Colômbia e Chile, que empataram na penúltima rodada. A Colômbia enfrenta o Paraguai fora de casa e o Chile recebe o Equador. Apesar de tudo, ainda aposto no Uruguai, pois Chile e Colômbia vêm apresentando um futebol muito ruim.

América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF)
Entram no Mundial para figurar, apenas. Se muito conseguirem, será uma quartas-de-final para Estados Unidos ou México - previsão otimista. Dificilmente conseguirão mais que isso.
Classificadas:
Estados Unidos, México e Costa Rica
Só resta a Repescagem:
Trinidad & Tobago recebe o classificado México e Guatemala recebe a classificada Costa Rica. Trinidad com joga pelo empate para se garantir na Repescagem enquanto a Guatemala precisa da vitória e torcer pela derrota ou empate de Trinidad & Tobago. Ainda aposto na Guatemala.

Ásia (AFC)
O mesmo para as Seleções da CONCACAF. A Ásia pratica um futebol rápido, bem-intencionado, mas MUITO FRACO. Não devem passar das oitavas-de-final - mas claro que alguém pode surpreender. E se há de ser alguém, será o Japão. Mas tudo vai depender do sorteio dos grupos.
Classificadas:
Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Irã
Só resta a Repescagem:
Bahreim e Uzbequistão empatara na primeira partida por 1 a 1, uma repetição do jogo onde o juiz japonês deu reversão por um pênalti para o Bahreim que houve invasão de área. A segunda partida é no Uzbequistão e quem vencer enfrenta o representante da CONCACAF.

Oceania (OFC)
Na Repescagem:
Austrália, que espera o representante da América do Sul.

Destaques da Rodada do último final de semana

Na Europa...
O holandês Rafael Van der Vaart, uma das promessas da Copa, que em grande atuação ajudou a Holanda a se garantir na Copa em partida contra a República Tcheca fora de casa; o espanhol José Antonio Reyes que entrou em campo e fez a diferença pela Espanha na vitória fora de casa contra a Bélgica - com dois gols de Fernando Torres, nome do jogo.
A palhaçada: O árbitro polonês Grzegorz Gilewski que deu escanteio no lance que o zagueiro de Lichenstein jogou de goleiro (ou de levantador de vôlei) e impediu o gol português tirando a bola da trave com as mãos.
E os donos da casa: Os alemães perderam por 2-1 um amistoso contra a Turquia, em Instambul. Oliver Neuville marcou o gol alemão. O grande destaque do jogo foi o jovem turco Nuri Sahin, de 17 anos, que marcou um dos gols de sua seleção em seu jogo de estréia. A vitória embala a Turquia na luta para se garantir na Repescagem das Eliminatórias.

Na América do Sul...
A belíssima atuação do argentino Lionel Messi, provando a todos que superou o incidente de sua estréia no amistoso contra a Hungria, onde foi expulso com menos de um minuto em campo. Messi, xodó do brasileiro Ronaldinho no Barcelona, sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol argentino - convertido por Riquelme. Tevez também teve grande atuação, mostrando a Pekerman que merece figurar na Copa do Mundo. El Apache foi responsável pelo segundo gol argentino - autor do cruzamento que resultou no gol contra do zagueiro peruano Guadalupe.

O que esperar da rodada de meio de semana:
- Grandes confrontos entre os rivais Uruguai e Argentina; Sérvia & Montenegro e Bósnia-Hezergovina; Eslováquia e Rússia.
- Uma boa disputa no Grupo 4 entre França, Suíça e Irlanda.
- Inglaterra e Polônia, garantidas na Copa, fazendo uma grande partida de exibição para fechar o Grupo 6.
- Holanda, Portugal, Itália e Brasil, garantidos na Copa e enfrentando adversários eliminados, fechando suas participações nas Eliminatórias em grande estilo rumo ao Mundial.


Só restam 8 vagas para a Alemanha 2006.
thiagoleal | 10:37 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10