Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
04 outubro 2005
Rodada do Brasileirão
Anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho modifica tabela

Antes de 02 de setembro a tabela estava assim:
51 - Internacional
50 - Corinthians
50 - Fluminense
47 - Goiás
47 - Santos
45 - Palmeiras

Foram anulados os seguintes jogos: Santos 4 X 2 Corinthians, São Paulo 3 X 1 Corinthians, Vasco 0 X 1 Botafogo, Figueirense 1 X 2 Vasco, Cruzeiro 4 X 1 Botafogo, Paysandu 1 X 2 Cruzeiro, Ponte Preta 1 X 0 São Paulo, Juventude 1 X 4 Figueirense, Juventude 2 X 0 Fluminense, Internacional 3 X 2 Coritiba e Fluminense 3 X 0 Brasiliense.

A tabela então ficou:
50 - Corinthians - 2 jogos a menos
50 - Goiás
48 - Internacional - 1 jogo a menos
47 - Fluminense - 2 jogo a menos
45 - Palmeiras
44 - Santos - 1 jogo a menos

O Goiás soma 50 pontos pois jogou no sábado, onde somou mais três pontos. A decisão de anulação aconteceu no domingo ao meio-dia.
Diversos clubes protestam a anulação e dizem que irão recorrer da decisão.

Vamos à rodada.

Passando em branco
Vasco e Palmeiras em São Januário e Santos e Fortaleza na Vila Belmiro protagonizaram as piores partidas do final de semana. Não saíram do 0.

Jogo de seis pontos termina com um pra cada lado
Não chegou a ser jogão como muitos disseram, mas sem dúvidas foi uma excelente partida de futebol. Inter e Fluminense fizeram uma boa partida, apresentando bom futebol e mostrando que os dois times estão bem equilibrados. Enquanto o jovem colombiano Rentería, autor do primeiro gol, fez a diferença pelo Inter, o Fluminense teve nos pés do Gabriel (que vem em fantástica evolução) a segurança de seu futebol. O Inter claramente careceu de uma melhor atuação de Jorge Wágner e Rafael Sobis. Com gols de Rodrigo Tiuí e do próprio Gabriel, o Fluminense virou o jogo - empatado apenas aos 40 do segundo tempo com Jorge Wágner cobrando falta. O empate não beneficiou nenhum dos dois clubes que, por perderem pontos na tabela, seguem atrás do Corinthians - próximo adversário do Fluminense, na quarta-feira, em novo jogo de seis pontos. A nota triste fica por conta do conflito entre polícia e torcida colorada.

Uma derrota pra lá de vitoriosa
Em jogo marcado por falhas gritantes das defesas dos dois clubes, Corinthians bate Brasiliense em casa por 3X2 e se isola na liderança. Antônio Lopes ainda não arrumou o clube do Parque a seu gosto e o Corinthians por pouco não fraquejou diante do fraco time do cerrado. Marcelinho Carioca, que deu assistência a um dos gols do Jacaré, foi ovacionado pela torcida Corinthians (que gritava "Uh, Marcelinho!!"). No intervalo do jogo, recebeu da Fiel uma placa e uma camisa e, ao final, trocou camisa com Tévez, vestiu a camisa corinthiana do avesso e se jogou na Fiel, agarrando-se ao alambrado, como fazia quando defendeu as cores do Timão. "Ainda volto a jogar aqui", comentou. Seria uma ótima maneira de encerrar a carreira. Não é, Tévez? "Marcelinho tiene que jugar en Corinthians y no en otro equipo." Mesmo com a derrota que complica o Amarelão, para Marcelinho a tarde estava mais que ganha.

A rodada: São Paulo e Botafogo fizeram jogo apático empatando por 1X1. São Caetano reencontra a vitória e bate o Atlético Mineiro por 3X1. Evaristo leva o Atlético Paranaense a vencer o Flamengo por 2X0 em sua estréia. Em jogo dos seis pontos negativos, Paysandu derrota o Figueirense por 3X1 e empurra o clube catarinense para a lanterna. Cruzeiro vence mais uma - 2X0 no Juventude de Caxias enquanto o Goiás goleou a ponte por 4X1 e chega à vice-liderança.

Jogo da rodada: Paraná 3 X 2 Coritiba
No clássico, já batizado de "Paratiba", Paraná e Coxa mostraram o que a força de uma rivalidade faz a um jogo de futebol. Aos dois minutos de jogo André Dias abre o placar para o Paraná - e o Coritiba, só viria a empatar aos 37. Logo depois, Maia foi expulso por dar uma bolacha na cara de Daniel Marques, deixando o Coxa com um homem a menos.
Com um minuto de primeiro tempo, Caio vira o jogo para o Coxa Branca - para a Gralha Azul empatar aos nove, com golaço de Mário César, pegando de primeira um rebote de fora da grande área. O Paraná vira o jogo aos 16 com Borges desviando falta cobrada por Mário César, enganando o goleiro Douglas. Aos 22 Reginaldo Nascimento recebe segundo cartão amarelo e deixa o Coritiba com dois homens a menos. Em considerável desvantagem numérica, o Coxa não teve forças para correr atrás do empate. Grande clássico paranaense. Parabéns aos dois clubes.

Decepção da rodada: Santos fatura o tri
Parece perseguição ao Peixe. Não é. Terceira vez seguida que o Santos decepciona. Empata em 0X0 em casa com o Fortaleza, em noite de estréia de Luizão, Cláudio Pittbull e do técnico Nelsinho Baptista, e cai para a sexta posição da tabela.

Como fica a tabela após a rodada:
53 - Corinthians com dois jogos a menos
50 - Goiás
49 - Internacional com um jogo a menos
48 - Fluminense com dois jogos a menos
46 - Palmeiras
Santos (com dois jogos a menos) e Paraná têm 45 pontos cada.

Craque do fim-de-semana: Gabriel, lateral direito do Fluminense
Filho do ex-lateral corinthiano Vladimir, Gabriel já tem 14 gols marcados no Brasileirão e a cada rodada mostra que evolui como jogador. Muito rápido, Gabriel também cruza e lança muito bem. Só precisa de um pouco mais de maturidade.
Pereba do fim-de-semana: Eduardo, goleiro do Brasiliense
Errar é humano. Todo goleiro falha. Tomar frango é normal. Mas, meu Deus... o que foi aquilo, Eduardo? Falha em dois gols que comprometeram o jogo para o Brasiliense. Troféu Clêmer para o goleiro do Jacaré.

Troféu "We are the World, we are the people": Milton Leite, comentarista da SporTV
Quem acredita "que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes" está aí. No Arena SporTV dessa segunda-feira, Milton Leite falou: "Os 14 clubes envolvidos nos jogos anulados deveriam se reunir e conversar. De repente o dirigente do Corinthians diz 'não, de fato o Santos mereceu vencer a gente por 4X2 e esse jogo não precisa ser refeito', e aí um outro dirigente faz o mesmo e quando você vê, não se precisa repetir todos os jogos." Pelo amor de Deus, Milton. Você é um grande comentarista, mas de fato acredita que os dirigentes têm tanto "amor ao próximo" assim? Além disso, honestidade é uma coisa. Burrice é outra... e altruísmo não tem nada a ver com futebol. Nunca. O Milton de fato acredita num "mundo melhor".
thiagoleal | 6:28 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10