Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
05 outubro 2005
Rodada do Brasileirão
Muitos gols pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

Começando na terça-feira, rodada do Brasileirão com muitos gols mantém a tabela apertada - e o torneio continua fervendo, mesmo com todos os problemas do "Caso Edílson".

Gustavo "Nerystelrooy" novamente
Quando excursionou pela Inglaterra, ainda nos tempos de São Paulo, Gustavo Nery marcou três gols no time do Manchester United, durante um jogo treino. Impressionados, os ingleses apelidaram o lateral-meia-atacante de Gustavo "Nerystelrooy" - brincadeira com o nome do arilheiro Ruud VanNistelrooy do Manchester. Exageros à parte, hoje, em "jogo de seis pontos" contra o Fluminense, Gustavo fez valer novamente seu apelido: na melhor partida do Corinthians no Campeonato, dois gols do lateral em dois minutos - um minuto do primeiro tempo e um minuto do segundo. Com sérios desfalques, em especial Petkovic e Leandro, o Fluminense não se mostrou capaz de bater o Corinthians. Pela primeira vez com uma defesa sólida, anulando contra-ataques, o Timão foi sempre superior e mereceu a vitória.

A noite do "Samurai"
O Goiás, que não pode mais ser chamado de surpresa, continua sua boa campanha, a exemplo de todas as suas temporadas desde 2002. Com Rodrigo Tabata liderando o Esmeraldino e marcando dois gols nos seis primeiros minutos de jogo, o Coxa simplesmente foi nocauteado e passou o jogo inteiro apático. Com a vitória, Goiás segue na vice-liderança e continua ameaçando e incomodando os medalhões. Quando o time goiano vai começar a pensar em título? Já está mais que na hora de, a exemplo do que fez o Atlético Paranaense há quatro anos atrás, deixar a postura de "zebra" e "time pequeno".

Avalanche Colorada
Certamente com gosto amargo na boca pelo empate de domingo somado à perda temporária de pontos e da liderança pelo Tapetão, o Internacional descontou toda sua fúria em cima do São Paulo. A exemplo das duas partidas acima, o Internacional definiu o jogo logo nos primeiros momentos e pelo nome do mesmo jogador. 15 minutos do primeiro tempo e o Colorado já vencia por 2X0 - dois gols de Fernandão. Sem muitas alternativas, o SPFC teve que correr para buscar resultado, se expondo demais a contra ataques. E foi assim que, já nos acréscimos do segundo tempo, Rafael Sobis marcou o terceiro gol de um jogo que já estava com o caixão fechado. Inter segue marcando seus pontos.

A rodada: Vasco vencia o Cruzeiro por 3 a 1, com dois gols de Romário, mas cedeu o empate no segundo tempo. Em apenas dois minutos o Cruzeiro chegou ao empate com Kelly e Diego; Flamengo vence Brasiliense por 3X2 fora de casa e respira um pouco mais aliviado. O destaque no jogo, no entanto, foi o veterano Marcelinho Carioca que marcou os dois gols do Jacaré; Em Fortaleza o time da casa levou acachapantes 4-1 do visitante Atlético Paranaense, em nova reação comandada por Evaristo Macêdo; o Santos deixou de lado a apatia de seus últimos confrontos e, no segundo tempo, confiou a Giovanni a liderança do time, vencendo o São Caetano por 2X0; o Atlético Mineiro viu sua reação parar no Paraná, em casa, por 1X0; Sebastião Lazaroni cai do comando do Juventude após a derrota por 3X2 para a Ponte Preta; e em casa Figueira derrota Botafogo por placar simples e larga a lanterna.

Jogo da rodada: Palmeiras 5 X 3 Paysandu
Mais um jogo de tirar o fôlego para a torcida do Verdão. O Palmeiras saiu na frente com Gioino aproveitando falha do goleiro, ao final do primeiro tempo, para o Paysandu empatar com Robson apenas um minuto depois.
Com Marcinho perdendo boas chances, incapaz de superar o goleiro celeste, o Paysandu virou o jogo com gol de Luís Augusto no início do segundo tempo. Alexandre Fávaro, mesmo falhando no primeiro gol, fez o possível para segurar o ataque alvi-verde - em vão. Warley empata com cruzamento de Marcinho Guerreiro - o grande destaque do jogo. Daniel marcou o gol da virada em cruzamento de Pedrinho; Washington fez o quarto e Juninho o quinto, em nova jogada de Pedrinho. Aos 43, o Paysandu diminui com Balão.
Com a vitória, o Palmeiras chega à quarta colocação, ainda vendo um pouco de longe a briga pelo título - levando em consideração que Fluminense e Santos, que estão atrás, têm jogos a menos devido a anulação das partidas do Caso Edílson.

Decepção da rodada: São Paulo
O Tricolor Paulista parece ter puxado o freio de sua reação. Apático no jogo contra o Botafogo, hoje contra o Inter o São Paulo não conseguiu ser superior à equipe gaúcha e foi totalmente ineficiente na hora de marcar gols. Resultado: levou de 3 a 0.

A tabela:
56 - Corinthians (2 jogos a menos)
53 - Goiás
52 - Internacional (1 jogo a menos)
49 - Palmeiras
48 - Fluminense (2 jogos a menos), Santos (1 jogo a menos) e Paraná

Craque da rodada: Gustavo Nery, lateral esquerdo do Corinthians
Em véspera de apresentação na Seleção, Gustavo mostrou sua boa capacidade de finalização e seu poder de decisão dentro de uma partida importante. Jogador diferenciado e em excelente forma.
Pereba da rodada: Rodrigo Fabri, atacante do Atlético Mineiro
Não adianta argumentar que o goleiro Flávio se adiantou. A distância que o goleiro se mexeu foi mínima e, embora seja regra, isso não faz grande diferença na cobrança. Não dá vantagens ao goleiro. Rodrigo perdeu o penal por incompetência - bateu MUITO MAL e em momento nenhum olhou pra frente na hora do chute.
Troféu "Meu cachorro comeu minha lição de casa": Campeão em desculpas esfarrapadas, Celso Roth continua craque em enrolação. Falou, falou e não encontrou justificativa para a derrota do Botafogo diante do Figueirense.
thiagoleal | 11:44 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10