Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
31 outubro 2005
Série ?B?, de Bela, Brilhante
Série B, aspirada por clubes de tradição ? Flamengo e Atlético/MG, tão com vontade -, neste ano, vem ganhando mais fãs e espectadores. Com a atual crise da Série A, envolvida em vários escândalos e baixo nível técnico, a Segunda Divisão do futebol brasileiro, mostra-se a cada rodada mais atraente. E nesta fase decisiva, o equilíbrio entre as equipes torna a competição mais bonita e chamativa.

Portuguesa, Grêmio, Náutico e Santa Cruz. Quatro equipes de tradição lutam por duas vagas na ?elite? do futebol brasileiro.

Os representantes pernambucanos, motivados por suas fanáticas torcidas, confiam na campanha dos jogos em casa para se classificarem. Jogar contra o Santa, no estádio do Arruda é difícil para qualquer equipe, lá o estádio com capacidade para 110 mil pessoas (dados oficiais) encolhe, e a torcida coral (como é chamado o clube) apóia o time tricolor até o fim. Nos jogos do rival Náutico, a regra não sofre exceção, no Aflitos, o Náutico realmente faz valer o nome de seu estádio, e deixa seus adversários literalmente ?aflitos?. O clube Alvirrubro mostra uma determinação invejável, e no meia Cleisson, que já passou por clubes importantes do Brasil, como Grêmio e o Galo mineiro, está sua principal esperança para alcançar a vaga entre os dois primeiros colocados. O atleta é o equilíbrio da equipe, geralmente quando ele está mal na partida, o time todo acompanha seu desempenho.

A Lusa do Canindé. A equipe paulista, que conta com o apoio da torcida dos 4 principais clubes do estado, é a sensação da Série B.Com um time limitado, a equipe do bom e jovem técnico Giba, compensa o fraco nível técnico, com disposição e muita vontade em campo. Celsinho - o clone de Ronaldinho Gaúcho - possui rara habilidade, mas precisa se conscientizar que é apenas um garoto, e ainda não conquistou nada no traiçoeiro mundo do futebol. A Portuguesa merece estar na Primeira Divisão, por sua história e por tantos erros de arbitragens cometidos contra a Lusa durante todos estes anos - Castrilli que o diga -.

O Tricolor do Sul, o Grêmio Porto Alegrense, mais um time de grande história luta por uma vaga na Série A. O time formado no meio da competição subiu de produção ao passar das rodadas, nas primeiras partidas colecionava derrotas e lutava para não cair para a Série C, hoje é o mais forte dos candidatos para subir de divisão. Apoiado pela enorme torcida tricolor, o Grêmio confia nos dribles de Anderson ? belo jogador, formado nas categorias de base -, para vencer os rivais e conquistar a taça de campeão da Série B, disputando em 2006, a divisão da qual nunca deveria ter saído.

Por todos esses motivos, a Série B vem me agradando bastante, e hoje ao invés de assistir as transmissões da Globo, prefiro dar meu ponto do Ibope para a Rede TV, pois prefiro assistir um jogo fraco tecnicamente e que os jogadores superem com suor e amor a camisa do que uma partida do mesmo nível técnico e com apatia e falta de disposição pelas equipes envolvidas.

A falta de credibilidade da Série A, não é culpa apenas da CBF e do STJD, o Clube dos Treze, também deve ser criticado. A entidade dos principais clubes brasileiros deveria seguir o exemplo da Futebol Brasil Associados (FBA), associação dos clubes que disputam a segunda divisão nacional. Essa entidade representa seus associados, luta por uma competição justa e bem organizada. O Senhor Fábio Koff ? presidente do C13 ? poderia fazer mais do que tomar cafezinho sentado na poltrona, seu cargo, é mais importante do que imagina.

Os dois campeonatos estão na reta final. Qual assistir? Eu já fiz minha escolha. Optei pela competição que não conheço o final, a qual não há manipulações de resultados. A escolha é sua!
Anônimo | 11:53 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10