Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
02 novembro 2005
Brasileirão 2005
Uma luz no fim do túnel...

Uma camisa que joga MESMO
Por isso que digo sempre que não acredito que Flamengo e Vasco caiam. A tradição sempre acaba pesando a favor das equipes cariocas na reta final - mas aí me perguntam... "e o Botafogo?". Lembrem-se do ditado... "tem coisas que só acontecem com o Botafogo".
Após o empate dramático com o Juventude fora de casa, o Flamengo conquista mais um resultado importante para sua luta contra o rebaixamento. A superação rubro-negra, que contou também com ajuda da arbitragem, levou o time a uma virada contra o Coritiba nos momentos finais da partida.
Mesmo apático e jogando mal, o Coxa abriu o placar no fim do primeiro tempo, com gol de Ricardinho, após uma excelente jogada de Caio. No entanto, um minuto depois, o árbitro Wellington de Souza Mendonça marcou pênalti inexistente em Renato - convertido pelo próprio.
No final do segundo tempo, o Flamengo chegou a virada após confusão na área - Fellype Gabriel toca na bola e El Tigre César Ramirez, impedido, atrapalhou o defensor do Coxa que não conseguiu chegar a bola. OK, Ramirez não tocou na bola e, segundo a nova regra, isso não caracteriza impedimento. Mas isso deixa no ar a pergunta de o quanto essa regra vale à pena. O meia, impedido, participou diretamente do gol, mesmo não tendo tocado a bola.
Independentemente disso, o Flamengo teve garra o jogo inteiro e buscou a merecida vitória. Torcida rubro-negra, acredite. Seu time não cai.

Três pontinhos a menos
Beneficiado pelo empate do Corinthians com o Vasco, o Inter não disperdiçou a chance de diminuir os nove pontos de diferença para o líder. Num jogo morno contra o ainda ameaçado Paysandu, o Colorado venceu com gol de pênalti marcado por Alex - a infração havia sido sofrida por Rafael Sobis. Com a vitória, o Inter soma 65 pontos, seis a menos que o Timão, e volta a sonhar com as possibilidades reais de título. Vale lembrar que o Inter ainda pega o Corinthians em casa, e tem uma agenda (um pouco) menos conturbada que o rival. Ah, destaque mesmo foi o bate-boca mediado pela imprensa entre Muricy Ramalho e o "capita" Carlos Alberto Torres.
Nota: o Inter venceu, na sexta-feira, o Coritiba por 3X2 em jogo remarcado pelo STJD.

Tropeçando nas próprias nadadeiras
O Santos vacila novamente e perde para o Cruzeiro em jogo com portões fechados - o que acaba caracterizando campo neutro. Os azuis mineiros, que voltam a sonhar com Libertadores, abriram o marcador com Irineu. Pouco depois, o veterano Basílio que continua em forma e marcando bem seus gols empatou para o Peixe. Mas, já na segunda etapa, Alecsandro - se destacando cada vez mais com a camisa da Raposa, marcou o gol da vitória cruzeirense. O Santos abra o olho para correr atrás do prejuízo, ou pode ficar até mesmo sem Libertadores.

Olha só quem voltou!!
Mais um jogo de 7 gols pelo Fluminense - e dessa vez, uma vitória dramática sobre a Ponte Preta com destaque para o volante Marcão, autor de dois gols.
A Ponte saiu na frente com Bruno. Marcão empatou pelo Tricolor e, ainda no primeiro tempo, Tico pôs a Macaca na frente. Marcão voltou a empatar no início do segundo tempo e pouco depois Zé Carlos pôs o Fluminense pela primeira vez na liderança do placar. Nos dez minutos finais, Tico fez o gol que pareceria definir o jogo em 3 X 3 - mas, mais uma vez nos acréscimos, mais uma vez Leandro, marca pelo Flu e garante a vitória importantíssima para o único representante carioca entre os líderes.
Com o resultado, o Flu volta à terceira colocação e Leandro diz que o objetivo do time é mais que a Libertadores - ainda se sonha com o título nas Laranjeiras.

No mais...
Em jogos chatos, o Botafogo não saiu do zero contra o Brasiliense e o São Paulo vence o São Caetano fora de casa por 1 X 0. A emoção que faltou no novo clássico paulista sobrou na vitória do Figueirense por 4 X 3 sobre o Juventude de Caxias - com dois gols do animal Edmundo. Com muita garra, o Figueira mostra que quer mesmo se livrar do rebaixamento e tem condições para isso. O Atlético Mineiro, por outro lado, mesmo começando na frente do Palmeiras, deixava claro suas intenções: perder o jogo. 3 X 1 pro Verdão que ainda sonha com a Libertadores. E, no clássico da capital paranaense, o Atlético derrota o Paraná e mostra que Evaristo ainda tem muito gás pra dar como treinador.

Jogo da Rodada: Corinthians 1 X 1 Vasco da Gama
Quem diria que o tão malhado Vasco, já rebaixado pela boca de muitos, e dos indigestos Eurico Miranda, Renato Gaúcho e Romário conseguiria dar mais emoção ao campeonato?
Pois é. Com um time corajoso, o Vasco arranca do Corinthians um empate - que cala os gritos antecipados da torcida de "É CAMPEÃO!" e faz o corinthiano se preocupar novamente - e abre os olhos do líder. O Campeonato não acabou.
O Vasco bem que tentou buscar o ataque - mas o time é muito inferior ao Corinthians. Empurrado pelos gritos da torcida, o Timão pressionou o jogo inteiro, meteu bolas na trave, assustou a gol de Roberto inúmeras vezes.
Numa falha da defesa corinthiana, o Vasco abriu o placar - grande jogada de William e conslusão de Claudemir no rebote de Fábio Costa.
Desta vez sem ajuda de erros do arbitragem, o Corinthians buscou o gol o jogo inteiro - que saiu num pênalti claro e burro de Luciano sobre Nilmar. Tevez converteu.
O líder ainda buscou a virada que não veio - faltou eficiência no ataque mais positivo do Campeonato. E o Vasco, para o bem da competição, impediu uma arrancada do Corinthians.
Além de dois pontos, o Corinthians acabou perdendo algo mais importante: Roger, contundido, está fora do restante do Campeonato. Sem a explosão do meia que fazia a diferença e decidia jogos, o Corinthians pode se complicar. Vai ter que pôr o coração em campo se quiser conseguir o título.

Decepção da Rodada: Goiás
O então candidato a tirar o título do Corinthians perde pontos importantes novamente. Mais um empate, desta vez 1 X 1 com o Fortaleza, e o Goiás cai para quarto - já não tem mais vaga direta na Libertadores. Se o Esmeraldino não voltar a reagir, pode ficar de fora da grande competição sulamericana.

Craque da Rodada: Claudemir, lateral do Vasco da Gama
A dura missão de marcar Tevez, o gol marcado e bolas salvas em cima da linha - Claudemir foi o responsável por tudo isso e garantiu o ponto para o Vasco.
Pereba da Rodada: Luciano, zagueiro do Vasco da Gama
O pênalti burro na entrada da área que Luciano fez em Nilmar, num lance que não caracterizava jogada clara de gol, pode ter significado a perda de dois pontos para o Vasco. Dificilmente o Timão empataria se não fosse esse penal.
Troféu Clêmer: Tiago Cardoso, goleiro reserva do Atlético Paranaense
A bola cruzada paralela a linha de fundo vinha fácil e Tiago se abaixa com os dois braços juntos para encaixar a bola. Resultado: a pelota kicka, toca a cabeça do goleiro e entra no gol. Clêmico!!
Troféu "Sou mais que isso": Muricy Ramalho, técnico do Internacional
Consciente, o treinador esfriou o bate-bota e intriga que a imprensa tentou fazer entre ele e Carlos Alberto Torres, técnico do Paysandu. Ao ouvir da imprensa que o "Capita" o tinha chamado de 'babaca", Muricy respondeu: "Ah, esquece isso. Quantas vezes também não falei bobagem de cabeça quente?" Saiu por cima.

Classificação:
1 Corinthians 71
2 Internacional 65
3 Fluminense 62
4 Goiás 61
5 Palmeiras 58
6 Santos 55
7 Cruzeiro 54
8 Atlético-PR 51
9 Paraná 51
10 São Paulo 48
11 Botafogo 47
12 Fortaleza 46
13 Ponte Preta 44
14 São Caetano 44
15 Juventude 43
16 Figueirense 41
17 Vasco 40
18 Coritiba 38
19 Flamengo 38
20 Brasiliense 37
21 Paysandu 35
22 Atlético-MG 33


Legenda:
Libertadores
Pré-Libertadores
Sulamericana
Rebaixamento
thiagoleal | 5:38 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10