Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
03 novembro 2005
Brasileirão 2005
Quando parecia que ia acontecer uma virada...

Dando uma mãozinha, ou melhor, DUAS, ao Inter
Vendo sua vantagem "quilométrica" cair, o Corinthians passou a sentir o peso da responsabilidade. O que se viu no Mineirão, ontem, foi um time claramente nervoso sem capacidade de chegar ao gol. Chutou, disperdiçou boas chances. Mas o Cruzeiro teve domínio completo do jogo. E o nervosismo do ataque estava na defesa - quando Wendell cometeu um pênalti (mão na bola) pra lá de infantil. Mesmo o empate do Corinthians num belo gol de Nilmar foi capaz de acalmar os ânimos do Timão, que seguiu a perder gols. Resultado: mais um pênalti infantil cometido (mão na bola - novamente), e o Cruzeiro sacramenta a vitória.
Alguns corinthianos reclamaram dos penais - fala sério! Foram dois pênaltis claros e o Corinthians não tem muito direito de reclamar de arbitragem. Vitória mais que merecida do Cruzeiro, muito mais time em campo.
A derrota serve para mostrar que o Corinthians NÃO GANHOU NADA e sua vantagem é frágil - assim como o time tem suas fragilidades. Ainda tem o peso da responsabilidade e não tem mais a experiência de Roger. As coisas podem se complicar no Parque São Jorge. O Corinthians tem pela frente um Santos irritado e vingativo - e pode continuar a perder pontos importantes.
Nota: Fábio, goleiro do Cruzeiro dá carrinho nas pernas de Nilmar - lance para expulsão. Nilmar iria dirblá-lo, situação clara de gol. Lance para a expulsão. O cartão amarelo saiu barato para Fábio.

"A crônica da derrota anunciada"
Então o Inter, com as mãos (literalmente) do Corinthians, teria a chance de diminuir a diferença para três pontos. E todo mundo dava esses três pontos como certo. Já se falava em campeonato novamente equilibrado, e em qualquer lugar - fossem os torcedores, a crítica de jornal ou TV, o Inter já havia vencido o jogo. Tal assédio deve ter afetado o time de fato. O Inter jogou bem os primeiros minutos e depois sumiu em campo. Num jogo bem parecido com Cruzeiro X Corinthians, o Paraná que, mesmo mandando o jogo, parecia ser visitante - a torcida era toda colorada, mandou no jogo sem muitas dificuldades. Os paranistas abriram o placar com Sandro no fim do primeiro tempo, e o próprio Sandro ampliou no segundo. Quando o Inter iniciou uma reação com Fernandão, Fernando Gaúcho fechou o placar: 3 X 1 Paraná. E o jogo que o Inter venceu antes mesmo de começar se tornou uma crônica da derrota anunciada: todo mundo falou tanto que o time venceria que o mesmo acaba perdendo.
Agora, mais uma vez o Internacional tropeça nas próprias pernas - assim como contra o Juventue. Depois o time argumenta que é prejudicado pela arbitragem... ainda está na briga, com certeza. Mas perde uma grande chance e ainda permite a aproximação do Fluminense, que soma os mesmos 65 pontos.

O Urubu levanta vôo - e carrega um Tigre nos pés
A tal camisa rubro-negra segue jogando sozinha. Jogando num Parque Antártica contra um Palmeiras ensandecido pela Libertadores - uma vitória faria o Verdão encostar no Goiás e ver de perto a briga, o Flamengo conseguiu fazer seu jogo... ou melhor, desfazer o jogo do Palestra.
Com um esquema forte de marcação - Joel Santana escalou o volante Júnior no lugar de Fellype Gabriel, a idéia era que o Flamengo anulasse a criação do Palmeiras. Funcionou. Mesmo após a entrada de Pedrinho, o Palmeiras criou poucas oportunidades de jogo.
O ataque flamenguista seguiu muito ruim e ineficiente como sempre - e na única grande chance que teve, César El Tigre Ramirez, melhor contratação do time desde Petkovic, sem exageros, marcou o gol que quase tira o Flamengo da zona de Rebaixamento.

A Rodada...
No clássico dos deseperados, o Paysandu vence o Brasiliense por 2-1, com gol nos acréscimos; o Vasco respira mais aliviado após vencer o Atlético Paranaense por 2-1 em casa e segurar o tabu de não perder para o Furacão em São Januário; o Botafogo volta a vencer, 1 X o sobre o decadente São Caetano em casa. O Santos se complica novamente: leva virada da Ponte Preta, 2-1. Cai para sétimo. O próximo jogo do Peixe é o clássico contra o Corinthians, onde o time da Vila vai entrar com vontade de sobra. Teremos um grande jogo. Outro que respira mais aliviado é o Coritiba que goleia o Figueirense por 4 X 1; o Juventude bate o Fortaleza por 2 X 0; e o Atlético Mineiro arranca um suado pontinho contra o São Paulo no Morumbi: 2X2.

Jogo da Rodada: Goiás 1 X 2 Fluminense
O Corinthians é o líder, mas quem realiza os melhores jogos do campeonato é o Fluminense. Mais um jogão ontem entre dois times que brigam diretamente por Libertadores e ainda sonham com título. A partida, equilibrada, teve de tudo: ânimos exaltados, belos gols, jogadas geniais, jogador revoltado com treinador, reclamações de arbitragem...
Leandro abriu o placar apôs um gol legítimo de Dodô ser anulado. Mas Dodô empatou logo em seguida para o Esmeraldino. Isso dentro dos 20 primeiros minutos do primeiro tempo.
Tuta perdeu gols importantes durante todo o jogo e o Fluminense, mais time em campo, chegou a vitória aos 47 minutos do segundo tempo - isso já virou costume - com golaço do craque Petkovic. Jogaço!!

Decepção da Rodada: Palmeiras
Mais uma vez o Verdão tropeça quando não podia. Reagindo, o time estava bem próximo da Libertadores e perde três pontos importantes para o Flamengo, e em casa.

Craque da Rodada: Petkovic, meia do Fluminense
Dribles desconcertantes de Tostão, lançamentos típicos de Gérson, passes com a classe de Falcão. O sérvio emulou ontem diversas divindades do futebol brasileiro e destruiu o Goiás.
Pereba da Rodada: Fabrício, volante do Corinthians
Não é de hoje que Fabrício prejudica o Corinthians com seus erros idiotas. A mão cometida ontem, que resulta em pênalti, pode ter tirado do Timão um ponto importante na luta pelo título.
Troféu "E o Rio de Janeiro Continua Lindo": Os quatro cariocas
Todos venceram na rodada. Desde a primeira rodada do campeonato que isso não acontecia.

Classificação
1 Corinthians 71
2 Internacional 65
3 Fluminense 65

4 Goiás 61
5 Palmeiras 58
6 Cruzeiro 57
7 Santos 55
8 Paraná 54
9 Atlético-PR 51
10 Botafogo 50
11 São Paulo 49

12 Ponte Preta 47
13 Fortaleza 46
14 Juventude 46
15 São Caetano 44
16 Vasco 43
17 Coritiba 41
18 Figueirense 41
19 Flamengo 41
20 Paysandu 38
21 Brasiliense 37
22 Atlético-MG 34


Legenda
Libertadores
Pré-Libertadores
Sul-Americana
Rebaixamento
thiagoleal | 11:51 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10