Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
07 novembro 2005
Brasileirão 2005
Clássico Paulista é destaque da rodada

Mais um tropeço do Palmeiras...
O time do Parque Antarctica segue com sua campanha irregular e perde novamente quando não podia. Mal escalado por Leão, o Palmeiras acabou levando sonoros 4-0 do Atlético Paranaense - tudo bem que o jogo era na Arena, mas o placar não é adequado a um clube que almeija a Libertadores. Foram quatro jogos importantes nos últimos cinco onde o Palmeiras perdeu pontos - empates com o Fortaleza e o Figueirense e derrotas para Flamengo e, agora, Atlético. O Palmeiras já poderia ter colado no Goiás na briga pela pré-Libertadores. O Atlético dominou completamente o jogo durante os 90 minutos e foi incontestável. Destaque para Lima que marcou dois dos quatro gols do Furacão.

Fazendo a lição de casa
Perseguindo o líder Corinthians, Internacional e Fluminense fazem o seu papel e seguem vencendo na competição. Em casa, o Inter bateu a ponte com dois gols de cabeça, marcados pelos zagueiros Ediglê e Vinícius. O Fluminense não teve dificuldades em vencer o Figueirense - que volta aos quatro rebaixados, por 2 X 0 e continua encostado no Inter - com uma vitória a menos pelos critérios de desempate.

Um momento para respirar
O Vasco, mesmo desfalcado de Alex Dias, respira bem mais aliviado. A contrário do São Caetano que parece entregar seus jogos, tamanha a falta de vontade de jogo da equipe, o Vasco tem posto o coração em campo e jogado o que pode. O time se arrisca a atacar, ciente de suas limitações. Tem bons jogadores, como William (que não jogou ontem), os meias Ives e Igor e o lateral Claudemir. Desfalcado de William, como já foi dito, Alex Dias, Wagner Diniz e Romário, o Vasco venceu o São Caetano fora de casa e se afasta um pouco da zona do sufoco - onde o São Caetano acaba de entrar.

A rodada
Um Botafogo apático e apagadíssimo leva de virada do Flamengo (que tinha apenas 10 jogadores em campo): 3 X 1 pro time da Gávea. O Flamengo deixa temporariamente o grupo de rebaixados e a felicidade da diretoria foi tanta que na segunda teve bicho e folga para todo mundo. O SPFC venceu o Juventude por 3 X 1; Paraná faz 2 no desesperado Paysandu e começa a querer chegar na pré-Libertadores; o Atlético Mineiro volta a perder em casa, dessa vez para o Goiás, por 2 x 1; e, para desespero de ambos, Coxa e Brasiliense empatam em 1 x 1 e vêem de perto o fantasma do rebaixamento.

Jogo da Rodada: Corinthians 7 X 1 Santos
O protesto da torcida no meio da semana, a volta de Giovanni de última hora, um time mal escalado por Nelsinho Baptista e as fragilidades do meio-campo e da defesa. Tudo isso junto resultou na derrota santista por 7 X 1 diante de seu maior rival.
O Corinthians foi incontestável em campo. O ataque, velocíssimo com Tevez e Nilmar; e o meio-campo muito bem trabalhado - tanto Hugo quanto Carlos Alberto jogaram muito bem. Os volantes Marcelo Mattos e Rosinei (autor do primeiro gol) conseguiram anular Giovanni, que mal apareceu no jogo.
A defesa santista falhou inúmeras vezes - os zagueiros não sabiam o que fazer com a dupla Tevez-Nilmar. Nelsinho Baptista, tendo que buscar a vitória, substitui mal colocando o volante Wendell em campo que pouco fez. E o Santos ainda teve Rogério expulso.
Os gols se originaram basicamente em jogadas da dupla Tevez-Nilmar (um deles, o quarto, numa tabela onde Nilmar a princípio estava impedido), e o argentino logo foi substituído por Jô, que entrou muito bem. Geílson marcou para o Santos. Tevez fez três pelo Corinthians, Nilmar dois e Marcello Mattos, de falta, fechou a goleada.
Nota: Apesar do clima tenso, principalmente após o jogo refeito e mal-feito da Vila, se esperava um jogo nervoso. Palmas para o Santos que em momento nenhum perdeu a cabeça ou agrediu, e, mesmo perdido em campo manteve-se limpo. Mas Nelsinho tem muito o que pensar. O Santos se distancia cada vez mais da Libertadores. O time já é o oitavo...
Mas o Corinthians ainda não pode se exceder e comemorar. A tabela do clube não é das mais fáceis e ainda enfrenta o Inter, adversário direto. Para confirmar o título, o time precisa continuar o nível de trabalho.

Decepção da Rodada: Cruzeiro
O time ensaia uma reação, derrota o líder, e todo mundo pensa "agora vai". A meta era a Libertadores. Vencendo, o Cruzeiro fica a quatro pontos do Goiás. Mas perde para o Fortaleza - fora de casa, 3 X 1 e continua inconstante dentro do Campeonato. O Goiás parece que vai assegurar sua vaga assim.

Craque da Rodada: Tevez, atacante do Corinthians
E havia quem dizia que ele "amarelava" em clássicos. Pois é. Após marcar um no Palmeiras, Tevez fez seu hat trick (três gols) no Santos e saiu de campo ovacionado pela torcida... "Carlitos! Carlitos!"
Pereba da Rodada: Saulo, goleiro do Santos
Ele não foi o responsável pela derrota, mas atuou muito mal - como vem fazendo sempre. Se posiciona mal, pula atrasado nas bolas, não sabe armar barreira e sai muito mal do gol. Falhou inúmeras vezes ontem.

Classificação:
1 Corinthians 74
2 Internacional 68
3 Fluminense 68
4 Goiás 64
5 Palmeiras 58
8 Paraná 57
7 Cruzeiro 57
8 Santos 55
9 Atlético-PR 54
10 São Paulo 52
11 Botafogo 50

12 Fortaleza 49
13 Ponte Preta 47
14 Juventude 46
15 Vasco 46
16 São Caetano 44
17 Flamengo 44
18 Coritiba 42
19 Figueirense 41
20 Paysandu 38
21 Brasiliense 38
22 Atlético-MG 34


Legenda:
Libertadores
Pré-Libertadores
Sul-Americana
Rebaixamento

Sim, vão para Libertadores direto apenas o Campeão e o Vice. Diferentemente de como vínhamos informando, o terceiro lugar disputa também a pré-Libertadores.
thiagoleal | 2:21 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10