Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
19 novembro 2005
Brasileirão 2005
Milagre??

Acontece o que ninguém - ou pelo menos quase ninguém esperava. E, a três rodadas do final, o campeonato se abre novamente. Vejam como foi...

Milagre de Mossoró
O Internacional tentava, mas não conseguia quebrar o Brasiliense - que respondia com tímidos contra-ataques, como uma bola na trave chutada por Marcelinho Carioca. Mas a verdadeira pressão partia do time da casa - com Fernandão, Iarley e Sobis perdendo gols embaixo da trave dos amarelões do cerrado. E foi justamente à partir do capitão Fernandão que surgiu o que já era inesperado: aos 47 do segundo tempo, o capitão aplica um corta-luz genial dentro da área do Brasiliense deslocando completamente o goleiro Eduardo. Mossoró chuta e marca o gol. Talvez o gol mais importante do Internacional desde a conquista da Copa do Brasil em 1992. Por quê?

Milagre? Eu acho que não.
A Mara, do blog Futebol na Rede, http://futebolnarede.blog.uol.com.br/index.html, comentou aqui: "Corinthians para mim hoje podera ser o campeão se vencer o azulão, pois não acho que o Inter tenha bala na agulha a não ser que por milagre o time da ona leste perca ai sim teremos um campeonto mais disputado." O comentário, na íntegra, se encontra no post do dia 15/11. E eu respondi a ela em seu blog: "Caríssima Mara Não sejamos pessimistas. Não é um "milagre" o Corinthians perder hj para o Azulão - lembre-se que o time do Parque São Jorge sempre foi freguês do clube do ABC."
Assim, não aconteceu nenhum milagre na última quarta-feira. Quer dizer, só um: o do Mossoró. Porque, no ABC, a torcida completamente corinthiana fazia a festa enquanto Betão maraca contra, aos 3 minutos do primeiro tempo. E o Corinthians tropeça nas próprias pernas, a exemplo de seus adversários: não consegue empatar, perde gols na cara - em jogo de arbitragem conturbada para os dois lados. Três minutos. Foi só o que precisou o São Caetano para fazer a diferença de pontos cair para três faltando três rodadas para o final do Campeonato. E agora?

"Cocoricó!!", O galo acordou. Milagre??
Enquanto se comenta Corinthians e Inter, o Atlético Mineiro consegue sua segunda vitória seguida. 2 X 0 no Fluminense - FORA DE CASA!! E os dois gols foram de... Zé Antônio! Isso mesmo, o cara que, semana passada, marcou dois na vitória do Galo e entrou aqui como craque da rodada. Finalmente o time larga a incômoda lanterna - que está nas mãos do Jacaré Brasiliense. Ainda dá para o Galo? Eu duvido muito. Mas... será que dá pra acontecer dois milagres no mesmo Brasileirão?

A rodada:
Edmundo assinalou um hat-trick (três gols) e ajudou o Figueirense golear o Vasco por 5 X 1; o Flamengo segue invicto sob o comando de Joel (esse ano), e fez 3 X 0 no Fortaleza; mesmo placar pelo qual o Goiás venceu o expressinho do São Paulo; o Santos segue sua fase decadente e não saiu do 0 contra o Paraná; em jogo emocionante, o Palmeiras vence por 3 X 2 o Juventude em casa, com Marcos defendendo pênalti no final da partida; o Coritiba vence a Ponte por 2 X 1 em casa, mas continua na zona de rebaixamento; o mesmo vale para o Paysandu que venceu o Botafogo por 2 X 0 em casa; e o Cruzeiro continua se distanciando da Libertadores e perde em casa para o Atlético Paranaense: 1 X 2, em casa. Adeus, América!!

NOTA: Se os 11 jogos não houvessem sido anulados, hoje o Internacional lideraria o campeonato com um ponto de vantagem.

O que esperar do jogo de domingo? O que se fala é, o Inter está se unindo e o Corinthians, que bateu boca nos vestiários após a derrota no Anacleto Campanella, está com o grupo dividido. Será? O Inter adquire uma posição de quase favorito? Bom, uma coisa dá pra ter certeza: domingo teremos o jogo do ano. Vida ou morte - um para cada lado. Façam suas apostas.

Craque da rodada: Fernandão, atacante e capitão do Internacional
Poderia ser Edmundo e seu hat-trick, Zé Antônio e os dois gols da reação atleticana ou até mesmo o colorado Mossoró com o gol da reviravolta no Beira-Rio. Mas a genialidade do lance foi do Fernandão, por isso o troféu vai pra ele.
Pereba da rodada: Betão, zagueiro do Corinthians
O bom zagueiro Betão marcou o gol contra que, segundo a imprensa, dificulta a situação do Timão e rompe o grupo no Parque São Jorge. E aí?? Troféu Júnior Baiano para Betão.
Decepção da rodada: Fluminense
Perde para o (ex)lanterna em casa e cai para quarto lugar. Tem 4 pontos de vantagem sobre o Palmeiras. Vai perder a Libertadores mesmo??

Classificação:
1 Corinthians 77
2 Internacional 74
3 Goiás 70
4 Fluminense 68

5 Palmeiras 64
6 Cruzeiro 60
7 Paraná 58
8 Atlético-PR 57
9 Santos 56
10 Botafogo 53
11 São Paulo 52
12 Fortaleza 49
13 Juventude 49
14 Vasco 49
15 Ponte Preta 48
16 Flamengo 48
17 São Caetano 47
18 Figueirense 47
19 Coritiba 45
20 Paysandu 41
21 Atlético-MG 40
22 Brasiliense 38


Legenda:
Libertadores
Pré-Libertadores
Sul-Americana
Rebaixamento

Detalhe: do décimo ao décimo-quinto lugar, a tabela não mudou NADA em relação à última rodada.
Ah, e eu acho que nunca tinha feito uma tabela sem o Galo na lanterna...
thiagoleal | 8:55 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10