Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
16 novembro 2005
Em clima de Copa
Com imobilização da parte de cima da tabela do Brasileirão, minha atenção neste campeonato recaiu na disputa dos rebaixados, mas com o péssimo desempenho de Brasiliense, Paysandu, Coritiba, e principalmente Atlético/MG, que não vale uma linha deste texto, dediquei-me nesta coluna a classificação dos participantes da Copa do Mundo.

A seleção espanhola classificou-se ao empatar com os eslovacos por 1 a 1. A Fúria havia goleado os rivais por 5 a 1 na primeira partida realizada em Madri. A Fúria vem com força neste Mundial. Apesar da irregularidade na campanha das Eliminatórias o time manteve a base da seleção que chegou as quarta de finais na última Copa.

Muito respeito com Raúl, Salgado, Morientes e cia. A camisa espanhola tem tradição e com o campeonato local inchado de craques brasileiros, os espanhóis tiveram a chance de aprender a ginga e o molejo de jogadores célebres como Ronaldinho e Ronaldo - que desde a Copa 2002 jogam por clubes espanhóis - e mais recentemente Robinho, habilidade que faz do futebol brasileiro o melhor do mundo.

O baile de debutantes à Copa, foi protagonizado por Bahrein e Trinidad e Tobago. A vaga ficou com este último. A terra natal de Yorke ? ex-atleta do Man. Utd. ? garantiu a participação na Alemanha com uma vitória de 1 a 0 fora de casa. Na primeira partida realizada na capital trinidadiana houve empate de 1 a 1. Será uma incógnita a participação do país caribenho, mas a presença de Dwight Yorke na Alemanha, valerá meu ponto de ibope ao jogo do pequeno país americano.

Outro novato na Copa de 06, é a República Tcheca, a seleção do craque Pavel Nedved, estreará na Copa do Mundo. A vaga foi garantida com duas vitórias de 1 a 0 sobre a Noruega. O país ultimamente sempre esteve bem colocado nos rankings divulgados pela FIFA, e as participações nas últimas Eurocopas foram muito boas, mas a disputa de uma Copa estava faltando aos tchecos. A partir de julho de 06, poderemos ver o real potencial da equipe. Apostaria em uma boa campanha da República Tcheca, será uma das surpresas na reta final.

A Suíça carimbou o passaporte à Alemanha apesar da derrota por 4 a 2 para a Turquia. Este com uma campanha decepcionante depois do inédito quarto lugar conquistado na última Copa ficará vendo o maior evento do esporte mundial pela TV, ou apenas participando da festa na terra dos chucrutes, pois não faltará imigrante turco ? ilegal ou legal ? na sede da Copa de 2006.

Deixei para o fim, a minha maior alegria, a satisfação de ver a Austrália na Copa é imensa. Digo isto, por achar ignorante e estúpida a forma que a FIFA trata seus associados da Oceania. Uma única vaga disputada em repescagem, sempre contra um bom e mais experiente rival da América do Sul é um erro. Pelo menos uma vaga certa o continente ? melhor dizendo a Austrália - deveria ter.

Decepcionado com o futebol do Uruguai! A equipe de Lugano, vem caindo há anos, a ponto de ficar atrás já a duas eliminatórias seguidas de equipes como Equador e o bom Paraguai. Bons jogadores a Celeste Olímpica possui, mas organização e bom futebol estão faltando.

A festa tomou conta das ruas de Melbourne e Sidney ? as duas principais cidades australiana -. A vitória nos pênaltis, após o placar de 1 a 0 para os Aussies foi emocionante. Viduca, o capitão e craque do time da Oceania errou sua penalidade, e o herói da classificação foi o goleiro Schwarzer.

A Copa está próxima.

E VAI ROLA A FESTA, VAI ROLA...
Anônimo | 10:31 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10