Chegamos ao final de um Campeonato Brasileiro conturbado e marcado por erros de arbitragem, escândalos e decisões judiciais.
Vamos aos "finalmentes" do Campeonato
O Contestado CampeãoO Corinthians chega a uma conquista contestada e duvidosa. Teria conquistado o título se não fosse a intervenção do STJD?
Independentemente disso, por mais que seu tetracampeonato seja contestado, o Corinthians pode se orgulhar de uma coisa: a atuação de seus craques foi impecável. Tevez, Gustavo Nery, Roger que se lesionou no meio do caminho, e Nilmar. Todos cumpriram o que se esperava.
E, mesmo com os investimentos da MSI, o Corinthians mostrou a força de suas categorias de base: Rosinei, Ronny, Eduardo Ratinho, Betão, Marcelo Mattos e Dyego Coelho foram o coração da equipe na competição.
Justiça por linhas tortas ou não, o Corinthians justificou o investimento. Agora corre atrás do sonho da Libertadores.
"Campeão Moral"?Restou ao Internacional o questionável título de "campeão moral". Sem dúvidas, a volta olímpica que o time deu e o tetracampeonato anunciado em seu site oficial foram um desabafo da torcida colorada, que se sentiu tão injustiçada.
Mesmo com suas fragilidades que renderam ao Inter derrotas para Juventude, Paraná, Coritiba e empate em casa com o Fluminense, o Colorado acabou sendo prejudicado pela arbitragem - teria forças para buscar o título caso vencesse o Corinthians com o pênalti que Márcio Rezende não deu?
A bela campanha do Inter se deve a Jorge Wágner, muito bem escalado por Muricy na lateral esquerda. Uma bela sacada do treinador - em alguns momentos contestado pela torcida. Sobis, Fernandão, Perdigão, Rentería e Alex também foram fundamentais.
É uma pena que um time tão bom tenha sido prejudicado por um campeonato conturbado.
Fenômenos verdesO Goiás é um grande time desde 2002 e ano após ano vem melhorando. Esse ano colheu os frutos. Chegou a sua sonhada Libertadores. É o resultado de um time que planeja bem, contrata veteranos com pés no chão - ao contrário de Flamengo e Atlético MG - e tem um bom trabalho de base. Parabéns ao Esmeraldino.
Já o Palmeiras fez um campeonato irregular, mas com muito cuidado para não se manter longe da zona da Libertadores. Ao contrário de Santos e Cruzeiro, o Verdão se segurou e conseguiu se superar nas últimas rodadas. Conquistou uma classificação heróica. Os responsáveis? Washington, Marcinho, Juninho Paulista e Marcinho Guerreiro.
As grandes decepçõesO Santos. Motivos: vendeu Robinho, perdeu Deivid, trocou de técnico sem necessidade, contratou mal (Luizão e Cláudio Pittbull) e acabou prejudicado pela anulação dos 11 jogos: perdeu mando de campo, três pontos e teve Giovanni suspenso. Claro que o Santos desanimou. E aí foi despencando...
O Cruzeiro mostrou que dependia muito de Fred. Vendeu seu controavante a um preço razoável, e aí Maldonado não segurou a barra, Kerlon se machucou, o goleiro sempre ruinzinho Fábio continuou ruizinho e a equipe foi perdendo forças e jogos.
E a maior de todas, o Fluminense que conseguiu emparelhar seis derrotas seguidas. O ex-time preferido da Globo, segundo alguns comentaristas "o que jogava mais bonito", caiu de favorito ao título para a Copa Sul-Americana. Eram dez pontos de vantagem sobre o Palmeiras. Muito se elogiava o goleiro Kléber, que se posiciona mal, sai mal do gol e só tem pose - resumindo, não agarra nada - e o "grande estrategista" Abel Braga. Deu no que deu. Tchau, Flu!!
Os rebaixadosO Atlético mostrou o que acontece com quem contrata mal e vende as pratas-da-casa a preço de banana. Apostou nas suas jovens revelações tarde demais. O Brasilisense foi mais ou menos no mesmo caminho. O Paysandu vivia brigando pra não cair. Caiu. Todos os três times apresentaram a longo de todo o campeonato um futebol MUITO RUIM. Aconteceu então a conseqüência óbvia. Cair para a segundona. E o Coritiba? Bem, o time não era ruim. Mas começou a perder e derrapar quando não podia. Foi valente na última rodada e venceu o Internacional. De nada adiantou.
Dados finais do campeonatoCampeãoCorinthians
ViceInternacional
Os dois com vaga DIRETA na Libertadores. O Corinthians, por ser Campeão, disputa também a Sul-Americana.Pré-Libertadores (Repescagem)Goiás e Palmeiras
Sul-AmericanaFluminense, Atlético Paranaense, Paraná, Cruzeiro, Santos, Botafogo e Vasco
O São Paulo, que ficou com a última vaga, não poderá jogar, pois disputa a Libertadores. O Vasco então passou com a classificação.Os times da zona intermediária: Fortaleza, Juventude, Flamengo, Figueirense, São Caetano e Ponte Preta.
Rebaixados:Coritiba, Atlético Mineiro, Paysandy e Brasiliense.
Cobrimos metade do Campeonato Brasileiro, pois a princípio a idéia era falar só em Seleção. Quando decidimos pegar o Brasileirão por falta de assunto da Seleção, já estava na virada do primeiro para o segundo turno.
Esperemos que ano que vem o Camisa10 cubra o Campeonato inteiro - e, de preferência, um campeonato sem erros clamorosos de arbitragem e decisões judiciais.
Amanhã, um post com o Troféu Camisa10 aos melhores do campeonato.