Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
02 dezembro 2005
Brasileirão 2005
Considerações finais de um campeonato conturbado


Corinthians - 3 X 1 sobre a Ponte Preta
Em sua última rodada, ainda com três pontos de vantagem sobre o Internacional, o Corinthians enfrenta o Goiás em Goiana, terceiro colocado fixo já garantido na Repescagem da Taça Libertadores. O Timão provou no último domingo que pode superar seus próprios desafios e saiu de um revés incômodo contra a Ponte, virando o placar num jogo emocionante onde até Tevez perdeu pênalti.
O título, ainda não garantido, está bem próximo do Parque São Jorge. Os três pontos de vantagem sobre o Inter seria um ponto de desvantagem se o STJD não tivesse anulado os jogos apitados por Edílson. Mas isso não é responsabilidade do Corinthians e ninguém sabe o que teria acontecido de fato se os jogos não fossem anulados. Fala-se em erros de arbitragem... se não fosse um erro do árbitro Evandro Roman - que por sinal apitará Goiás X Corinthians, ao apitar um pênalti inexistente a favor do Internacional, o Timão já seria campeão com uma rodada de antecipação. Então, os erros a favor vêm também contra.
O Corinthians tem obrigação de vencer o Goiás e torcer por um empate ou derrota do Inter contra o Coritiba e abrir 4 ou maispontos de vantagem se não quiser ter seu título ainda mais contestado. A verdade é, o Corinthians foi sim beneficiado com a anulação dos jogos e aconteceram erros de arbitragem nos jogos contra Paysandu e Internacional que podem ter sido determinantes para o possível título. Mas uma coisa é certa: o campeonato de Tevez, Nilmar, Rosinei, Roger, Gustavo Nery e Marcelo Mattos foi impecável, e isso é que foi o verdadeiro fator decisivo a favor do Corinthians. O título se contesta. A atuação desses seis jogadores, não.

Internacional - 2 X 1 sobre o Palmeiras
Um time que se superou a cada rodada. Assim pode-se definir o Internacional. Na última rodada, contra um Palmeiras determinado a buscar vaga na Libertadores, o Inter teve a determinação de buscar a vitória até o fim do jogo. Ela só veio aos 42 do segundo tempo pelos pés de Rentería.
Em sua última rodada, o Internacional enfrenta um Coritiba louco para escapar do rebaixamento. O Inter deve ter cautela em campo para buscar uma vitória expressiva e torcer por uma derrota do Corinthians. Se o Colorado passar por cima de tudo isso, seu grito de campeão será mais alto até que o dos torcedores do Liverpool na última Liga dos Campeões da UEFA.
Rafael Sóbis é, sem dúvida, a melhor revelação do futebol brasileiro desde Kaká, em 2000, pelo São Paulo. O Inter tem dessas coisas: em 2003 foram Nilmar e Daniel Carvalho. Fora ele, Fernandão, Jorge Wagner, Tinga e Márcio Mossoró e Iarley, que não atuaram o campeonato todo, fizeram grandes jogos e de fato mostram que mereceram sim o título. Seria lindo ver uma final de campeonato - uma final mesmo - entre esse time e o Corinthians. Mas dessa vez, sem erros de arbitragem por favor.
O que o Internacional deve fazer agora é a lição de casa contra o Coritiba - vai ser um jogo difícil, muito difícil. E torcer por um milagre. No futebol, essas coisas acontecem.

A questão da Mala Preta
Fala-se numa tal mala de incentivo ao Goiás para vencer o Corinthians, oferecida pelo Internacional. A diretoria nega. Ainda bem. Logo o Inter, que tanto se queixa de ética, oferecer incentivo financeiro a uma outra equipe? Lógico que não é ilegal. Só a ética se questiona. E vale lembrar que se fala igualmente de uma mala preta que o Corinthians teria ofecerido ao Paraná para derrotar o Internacional algumas rodadas atrás. Nada disso é confirmado. Nem pelo Inter, nem pelo Corinthians.

Palmeiras e Fluminense
Esse deve ser o melhor jogo da rodada. O Palmeiras deve sim, chegar à repescagem da Libertadores. É incrível, e decepcionante, a trajetória do Fluminense. De um dos candidatos a título, o time caiu de produção de forma absurda desde a derrota para o Vasco, quando perdeu as chances de levantar o troféu. De lá pra cá, somou mais quatro derrotas, entre elas uma para o Atlético Mineiro por 2 X 0 em casa, uma sonora goleada de 5 X 1 para o Fortaleza e a derrota por 2 X 1 de virada em casa contra o Juventude. Todos times que deveria ter vencido. Agora joga pelo empate contra o Palmeiras - mas lá em São Paulo. E um Palmeiras com gosto de gás. O Fluminense deve ser castigado por seus erros, e deixa novamente a chance de disputar a Libertadores escapar - a outra foi em perder o título da Copa do Brasil para o Paulista de Jundiaí. Time para segurar o Palmeiras, o Fluminense tem. Mas o que esperar de um time que vem de cinco derrotas seguidas, incluindo as já citadas aqui?

Atlético Mineiro
O Galo lutou bravamente para não cair. Quando parecia que não dava mais, o time arrancou forças sabe-se lá de onde e se manteve invicto por quatro rodadas com três vitórias seguidas. A quinta partida d invencibilidade, o empate contra o Vasco na última rodada, infelizmente, decretou seu rebaixamento e o choro dos meninos que entraram em campo para substituir medalhões como Rodrigo Fabri e Danrlei, e assim quase protagonizaram um milagre. Cai, mas de cabeça erguida.

Santos e Cruzeiro
Duas grandes decepções. De favoritos a título na virada do primeiro pro segundo turno, os dois acabaram acumulando séries de derrotas e queda vertinginosa na tabela. O Guilherme já comentou a queda de produção do Santos aqui no blog. Os dois estão garantidos na Copa Sul-Americana. Mas é muito pouco para que almeijava até título e uma possível vaga na Libertadores.

Os demais...
Flamengo e Vasco também se superaram no decorrer do campeonato e escaparam do rebaixamento. Mas brigar para não cair é patético. O Botafogo tenta se segurar na Sul-Americana. O Fortaleza em campanha louvável também. O mesmo vale para Paraná e Atlético Paranaense, e sua impressionante recuperação da zona de descenso. O Goiás vai pegar o bronze, repescagem da Libertadores e garante a melhor campanha da sua história. Ponte, Coritiba e São Caetano brigam pra não conquistar aquilo que Brasiliense e Paysandu conquistaram por merecimento: o rebaixamento, do qual o Figueirense já escapou.

Domingo a última rodada vai garantir festa pra uns, choro para outros naquele que foi o Campeonato Brasileiro mais conturbado da história, e que tem uma mancha que dificilmente será apagada. Ao final da próxima rodada, comentários sobre título, Libertadores e grupos já definidos, Sul-Americana, rebaixamento e a novidade do campeonato: o Jogos das Estrelas.

Classificação:
1 Corinthians 81
2 Internacional 78

3 Goiás 71
4 Fluminense 68

5 Palmeiras 67
6 Atlético-PR 61
7 Paraná 61
8 Cruzeiro 60
9 Santos 59
10 Botafogo 56
11 Fortaleza 55

12 São Paulo 55
13 Juventude 55
14 Vasco 53
15 Flamengo 52
16 Figueirense 50
17 São Caetano 49
18 Ponte Preta 48
19 Coritiba 46
20 Atlético-MG 44
21 Paysandu 41
22 Brasiliense 41


Legenda:
Libetadores
Pré-Libertadores
Sul-Americana
Rebaixamento
thiagoleal | 9:20 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10