Sorteio define os grupos da primeira fase da competição mais importante do esporte mundialArgentina em "grupo da morte", Brasil em "grupo mais tranqüilo", Alemanha em "grupo fácil"? E o grupo que tem México como cabeça de fase? Ou o grupo da Espanha? Confira cada uma das chaves definidas após o sorteio ocorrido em Leipzig, na Alemanha, que contou com a participação de personalidades como Pelé, Franz Beckenbauer, Lothar Matthäus e a modelo alemã Heidi Klum.
Grupo AAlemanhaCosta Rica
Polônia
Equador
Os donos da casa, como sempre, se dão bem no sorteio de grupos. Costa Rica e Equador são duas seleções de futebol eternamente emergente que incomodam, mas não chegam a oferecer perigo. Já a Polônia, um dos destaques das eliminatórias, cujo povo deve invadir o país vizinho para torcer, deve ser o adversário mais difícil num jogo que me cheira a empate "bom para os dois".
Grupo BInglaterraParaguai
Trinidade & Tobago
Suécia
A Inglaterra não se saiu mal. Faz tempo que o Paraguai não ameaça mais ninguém. E a Seleção de Trinidade & Tobago, com o Dwight Yorke, conhecido do futebol inglês, não tem um bom time nem mesmo de beisebol - ainda que fique no Caribe. Quanto mais de futebol!! Pode surpreender? Não acredito. A Inglaterra deve passar sem problemas, acompanhada da Suécia, como ocorreu em 2002.
Cruzamento de oitavas de final: Grupo A e B se cruzam nas oitavas. Deveremos ter então jogos entre Alemanha X Suécia ou Alemanha X Inglaterra bem cedo. O mais provável é que Alemanha lidere seu grupo e pegue a Suécia enquanto a Inglaterra refaça com a Polônia o mesmo duelo de seu grupo nas Eliminatórias.
Grupo CArgentinaCosta do Marfim
Sérvia & Montenegro
Holanda
E mais uma vez a Argentina cai num grupo difícil. Dessa vez, é encarar a sempre complicada Seleção Holandesa, esse ano com um ataque matador e uma defesa arrumada pelo treinador Marco VanBasten; a Sérvia & Montenegro, seleção desmembrada da antiga Iugoslávia que, como toda equipe do Leste Europeu, sempre representa uma ameaça - e tem o bom Mateja Kezman, do Chelsea (ING); e a icógnita Costa do Marfim, para muitos a melhor seleção da áfrica - do craque Didier Drogba, também do Chelsea. Pela lógica, Argentina em 1º e Holanda em 2º. Futebol nem sempre é lógico. Mas com esse timaço que os argentinos tem, os outros três é quem devem tremer.
Grupo DMéxicoIrã
Angola
Portugal
Como a FIFA organiza os cabeças de chave baseado num ranking onde contam as últimas três Copas, o México acaba ganhando uma chave só sua. Tudo bem, o México é uma seleção que complica. Mas ainda assim, mais fraca que Holanda ou República Tcheca. Seu grupo, com Irã, Angola e Portugal, talvez seja um dos mais fáceis e desinteressantes do torneio - embora Felipão tenha medo da Seleção do Irã. Um amigo português disse que teme que ocorra com Portugal o mesmo que em 2002, quando caiu num grupo fácil e não conseguiu passar. Mas dessa vez, passam México e Portugal sim, sem dúvida.
Cruzamento de oitavas de final: O problema desse grupo é ter que bater com o Grupo C logo nas oitavas. Então, Portugal e México - ou uma improvável surpresa, como Angola - se batem com Holanda e Argentina logo nas oitavas de final?
Grupo EItáliaGana
EUA
República Tcheca
A Itália sempre cai em grupo mediano. Dessa fez não foi diferente. Vai ter uma bela seleção européia pela frente, uma seleção que nunca vai além da promessa (os EUA) e Gana, em sua primeira Copa do Mundo. Futebol africano sempre é candidato a zebra. Portanto, é um bom grupo. Os jogos bons dos italianos e tchecos, os jogos chatinhos e complicados dos EUA e a alegria e danças típicas dos africanos ao marcarem gols.
Grupo FBrasilCroácia
Austrália
Japão
O grupo Brasileiro não chega a ser difícil. Mas não é fácil o quanto parece. A Croácia vem muito bem. Pegou o Brasil num amistoso em Zagreb e ofereceu resistência. A Austrália vem embalada pela classificação contra o Uruguai e tem bons jogadores (de rúgbi, inclusive). Mas convenhamos, não deve oferecer resistência - só um jogo duro e complicado que cheira a 1-0, 2-1... para a Seleção, claro. E o Japão, futebol em constante evolução, fez jogo duríssimo na Copa das Confederações. Zico não quer brincar. Quer jogar bola. Esse vai ser um grupo que o Brasil deve passar com jogos difíceis - a exemplo de 94 e 98, não como aquele "grupo" de 2002. Meu segundo colocado? Croácia. Quem pode surpreender é o Japão. Os australianos... eles jogam rúgbi demais. Mesmo quando se trata da futebol association.
Cruzamento de oitavas de final: Se Brasil e Itália liderarem seus grupos, como se espera, as oitavas pode ter um jogão. Brasil X República Tcheca vai ser jogo de tirar o fôlego, tal qual Brasil X Holanda em 94 ou Brasil X Dinamarca em 98. E se uma das duas cabeças de chave ficar em segundo? Aí Brasil X Itália nas oitavas de final. Isso tem gostinho de disputa de pênaltis? Bom, só não é jogo pra se resolver em 90 minutos. E o Brasil que achava que tinha se dado bem... abre o olho, Parreira! Seriam dois jogões! Vamos torcer por isso. Quanto mais difícil a batalha, melhor a recompença. Ah. A Copa está com cheiro de 82 ou 90? "Pai, afasta de mim esse cálice", como disse Juca Kfouri, reagindo a essa pergunta.
Grupo GFrançaSuíça
Coréia do Sul
Togo
Depois de 2002, a França foi abençoada com um grupo fácil. Sua adversária nas Eliminatórias, a Suíça, não deve fazer muita coisa na vizinha Alemanha - mesmo com uma previsível invasão estrangeira suíça. A Coréia do Sul é o futebol de velocidade (sem a bola) de sempre. Seria esse o grupo onde um africado iria surpreender? A França deve liderar. E o segundo colocado, uma chave nivelada por baixo onde qualquer um deve passar.
Grupo HEspanhaUcrânia
Tunísia
Arábia Saudita
A Ucrânia não poderia querer um grupo melhor para sua estréia em Copas. A pseudo-forte seleção espanhola (
La Fúria Roja?), os africanos da Tunísia e a fraca seleção saudita que nunca faz nada em Copas - além do golaço do Madani em 94. Esse grupo deve ter uma "surpresa" para quem não se atualiza em futebol que seria a liderança ucraniana. OK, a Espanha ainda pode melhorar seu futebol e terminar como líder. Mas prefiro apostar na Ucrânia. E uma surpresa? Tunísia e Arábia Saudita seriam capaz? A primeira, talvez. Arábia? Desistam.
Cruzamento de oitavas de final: O grupo H pega o grupo G. Seria possível então um confronto entre França X Espanha, ou Frañça X Ucrânia, que poderia ser interessante. Mas são dois grupos tão fáceis que podem dar uma zebra. É imprevisível. Esperar para ver.
Grupos definidos, chaves fechadas, essa tem tudo pra ser uma grande Copa - como as de 94 e 98, bem melhor que a de 2002. Ah, e pela disposição das chaves, Brasil e Argentina podem fazer a final da Copa! Já pensou?
Bom, é cedo para afirmar qualquer coisa. Agora é contar os dedos e esperar a primeira fase que terá jogões como Argentina X Holanda; Itália X República Tcheca; Inglaterra X Suécia; e esperar que nas oitavas de final tenhamos possíveis confrontos entre Brasil X Itália (ou Rep. Tcheca), Inglaterra X Alemanha...
E no decorrer do tempo, faremos uma análise de cada seleção até a Copa do Mundo. Tá chegando a hora...