Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
01 dezembro 2005
Entrevista especial com Ronaldo
Nome: Ronaldo Soares Giovanelli.

Nascimento: 20/11/67, em São Paulo (SP).

Posição: goleiro.

Clubes: Corinthians, Fluminense, Portuguesa, Cruzeiro, Internacional de Limeira, Ponte Preta, Gama-DF, ABC-RN, Metropolitano-SC e Portuguesa Santista-SP.

Títulos: Paulista (88, 95, 97) Brasileiro (90), Copa do Brasil (95).

-Ronaldo, ídolo da Fiel torcida, fez história defendendo as cores do Sport Clube Corinthians Paulista. Ganhou vários títulos, é o terceiro jogador com mais jogos pelo clube (601). Idolatrado pela maioria da torcida corinthiana, Ronaldo sempre deu notícia para os jornais. Famoso por algumas irreverências, o goleiro chegou inclusive a ter uma banda de rock. Na entrevista que fiz, Ronaldo mostrou ser um cara humilde, que aprendeu as lições da vida, e hoje cultiva os frutos que plantou. A torcida da Briosa ? time pelo qual defende atualmente ? considera Ronaldo um ídolo, e a cidade de Santos acolheu muito bem um homem que além de ser ligado ao clube de maior torcida do Brasil é verdadeiro e humilde em suas declarações.

Guilherme Bernardo: Ronaldo, você começou no Corinthians, e logo quando subiu pros profissionais foi campeão paulista frente ao Guarani. Na equipe atual do Corinthians tem vários jovens que vieram da categoria de base, como o Betão, Bruno Octávio, Wendell e Eduardo Ratinho. Até que ponto é importante para esses jovens subirem e conquistarem um título para o Corinthians?

Ronaldo: No meu primeiro ano como profissional eu fui reserva, eu ainda tinha 2 anos de juniores mas já estava nos profissionais. E aí quando comecei a joga em 88 tinha mais um ano de Junior e acabei sendo titular, e acabei sendo campeão também. Mas eu acho que a importância hoje em dia no futebol, dessa categoria de base, é que os jogadores estão crescendo, vivendo o clube, vivenciando as dificuldades, gostando do clube, e isso é mais importante hoje em dia. Porque agente vê muitos jogadores passando de clubes em clubes, não se dando valor a que o clube tem. E o Betão, o Eduardo Ratinho que são jogadores que vem de base, eles dão esse valor, e gostam de jogar nos profissionais e gostam do clube. Isso é o grande fator que faz que o futebol mude, e mude muito para eles como está agora, com o Corinthians que pode ser campeão brasileiro.

Guilherme: Você realmente não gosta do Palmeiras? Cheguei a ver inclusive que você disse que devia ter sido palmeirense em outra encarnação quando era uma árvore. É verdade?

Ronaldo: Agora todo mundo inventa várias coisas. Colocaram essa afirmação. Eu respeito muito as outras torcidas, porque da mesma forma que eu gosto e falo do Corinthians, tem muitas pessoas que sofrem. Eu nunca fui de fazer este tipo de provocação, porque o legal é você fazer provocação com outro jogador da outra equipe. Mas o torcedor enfrenta chuva, enfrenta sol, muitas vezes não come, não se alimenta para ver o jogo, e está com aquele dinheirinho para comprar o ingresso. Eu acho que agente tem que ter esse respeito, e eu sempre tive esse respeito. Só que há pessoas da imprensa que querem fazer o sensacionalismo, querem fazer o que querem. Não tem essa noção que agente tem dos torcedores como é hoje em dia.

Guilherme: Disse isso, pra perguntar a você Ronaldo. Domingo você torceu pro Palmeiras, ou não ligo pro jogo e torceu apenas pro Corinthians?

Ronaldo: Acho que ninguém do Corinthians torceu pro Palmeiras. Dos jogadores em si, da diretoria, ninguém torceu pro Palmeiras, porque está na mão do Corinthians agora, não está na mão de mais ninguém. A não ser que o Palmeiras tivesse que ganhar, pro Corinthians ter chance. Mas não depende disso.

Guilherme: E do futebol em geral. Você é experiente, e como você vê todos esses casos, do Edílson de Carvalho, todas essas acusações? Inclusive a Briosa foi prejudicada ano passado com o Danellon que também fazia parte da máfia do apito, em um jogo frente a equipe do União São João. Você acha que isso foi um fato isolado ou sempre aconteceu no futebol?

Ronaldo: Não. Pela forma que está a arbitragem, deve haver mais gente. No último domingo o Romildo também largou (no jogo entre Santos e Botafogo, Romildo aos 25 minutos do segundo tempo largou o futebol com protestos contra CBF, STJD E FPF), porque ele deve está sabendo de mais alguma coisa, ou ouviu alguma coisa. Então agente tem que tomar cuidado toda vez que agente for jogar, porque agente treina a semana inteira, e vem um cara em 90 minutos estraga o nosso trabalho. Acho que tem que ter uma comissão, que a Federação tem que fazer, ainda mais em um campeonato como esse, o Paulista visto no mundo inteiro, no mundo inteiro eu digo porque agora passará jogos também pra Europa. Então acho que tem que ter uma comissão pra avalia essas pessoas que vão comandar o jogo.

Guilherme Bernardo: É torcer pra uma comissão experiente prepara os árbitros bem, porque o campeonato paulista desse ano ficou manchado com tantas acusações. Ronaldo, e o rock?n roll. Você abandonou mesmo?

Ronaldo: O Rock eu gosto de ouvir. Estava me profissionalizando nessa área como cantor, e nasceu meus filhos. Era uma época que eu curtia muito, gostava muito. E hoje eu sou pai. E quando você é pai muitas coisas mudam, você vê a vida de outra forma e ela toma outro sentido. Se torna na minha opinião mais brilhante. Porque eu tive tudo na vida como solteiro, como jovem e hoje eu me vejo como pai. E isso não tem preço.

Guilherme Bernardo: Da pra seguir uma carreira no futebol e outra carreira artística na música?

Ronaldo: Pra mim deu legal. Enquanto eu era novo deu. Mas agora eu não consigo deixar de treinar e ir pra casa brincar com meus filhos. Muita coisa muda e isso que é legal na nossa vida.

Guilherme Bernardo: Falar um pouquinho da Portuguesa santista. A Briosa está montando um bom time. Você acha que vai dar pra conquistar a vaga na Copa do Brasil, como o Sérgio Guedes afirmou que vai tentar colocar a equipe nas primeiras colocações, conquistando essa vaga. Você acha que dá?

Ronaldo: O professor Sérgio está montando a equipe, estamos trabalhando com algumas pessoas só. Outros jogadores ainda não se apresentaram e agente não sabe quem é ainda o time. Agente fica na expectativa, treinando bastante pra que agente possa repetir o mesmo feito do campeonato passado. Porque agente ainda não sabe qual vai ser a formação da equipe.

Guilherme Bernardo: Ano passado eu via você muito feliz com a camisa da Briosa. A torcida gosta bastante de você. Todos idolatram você aqui dentro, e parece que você se adaptou muito bem a cidade de Santos. Foram esses os motivos que fizeram você voltar para a Portuguesa santista na disputa do campeonato paulista 2006?

Ronaldo: O carinho que eu recebi aqui depois que sai do Corinthians foi um dos maiores. Então isso fez que eu voltasse, com que hoje eu me preparasse bem mais, para poder ajudar muito mais que eu ajudei no campeonato passado, e é a primeira vez que volto pra mesma equipe depois que saio na minha carreira. E isso é pela torcida ter me recebido com muito carinho, de ter me dado o valor que acho que merecia, e voltei sem pestanejar, sem nada.

Guilherme Bernardo: Pra termina a entrevista (Ronaldo iria treinar, e por isso devia finalizar a entrevista). E o Corinthians vai ser campeão?

Ronaldo: Já é campeão tem umas quatro rodadas (Risos). Não tem jeito.
Anônimo | 12:21 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10