Vi em vários lugares imprensa, torcedores e brasileiros em geral reclamando o fato do Liverpool e da imprensa inglesa se sentirem injustiçados e dizerem ter merecido vencer o jogo. Ora... não se trata de mais um caso onde estamos olhando para o nosso próprio umbigo??
Brasileiro sabe dizer que merecia ter vencido determinado jogo quando perde - como, por exemplo, as eliminações para a França na Copa de 86 e para a Argentina na Copa de 90, onde todo mundo chora até hoje o fato do Brasil ter jogado melhor e ter perdido. A final da Libertadores 94 quando o São Paulo perdeu para o Vélez Sarsfield também. Então por que não aceitamos então quando vencemos numa ocasião onde o adversário jogou melhor e por acaso não venceu?
É o caso da Argentina na Copa América 2004 - bem melhor que o Brasil em campo, mas acabou perdendo nos pênaltis. E foi exatamente o caso de domingo, na vitória do São Paulo sobre o Liverpool. É difícil assim admitir que o time foi melhor em campo?? Foi melhor, mas não marcou! Ou seja, o São Paulo venceu! Fim de papo! Mas por que se doer pelo fato deles - os ingleses se sentirem injustiçados por terem jogado melhor e ter perdido? Não, não se trata dos gols anulados, porque foram bem-anulados. Se trata do jogo em si. O Liverpool foi melhor em campo, mas não foi capaz de superar a retranca Tricolor - que, com méritos, se torna tri-campeão mundial.
E digo mais: o São Paulo é o verdadeiro Campeão Mundial da FIFA. Porque, as Copas Intercontinentais eram um jogo simples que só agora a FIFA reconheceu. E o Mundial que o Corinthians venceu era um campeonato completamente diferente que não teve continuidade - sem tirar os méritos do Corinthians. O verdadeiro campeonato mundial começou esse ano e as glórias são do São Paulo. Totalmente.
Mas se o Tricolor joga melhor e o Liverpool vence, não diríamos o mesmo? "O São Paulo foi melhor o tempo inteiro e não conseguiu a vitória..." Então, qual o problema do "choro" dos ingleses? Deixa eles chorarem. Isso não muda o resultado do jogo. Mesmo melhor em campo, o Liverpool perdeu - e isso deixa sim uma sensação de injustiça para com o melhor time. Azar o dele.
E saber admitir que muitas vezes o brasileiro - mesmo vencendo - não é o melhor em campo não mata ninguém. Só admitimos quando somos melhor e perdemos? Pô... que é isso...?
Abaixo segue análise do jogo.