Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
28 maio 2006
Caminhos diferentes
Enquanto os demais treinadores preferem amistosos, Parreira fica com os treinos-táticos

É incrível acompanhar uma Seleção Brasileira hoje. Enquanto nos anos 50 e 60 privilegiados eram aqueles que conseguiam ver os jogos em TV, hoje temos na nossa telinha até mesmo os treinos coletivos de nossa Seleção.

Os coletivos começaram na quarta-feira. Até então, tudo que se tinha feito era treinamentos físicos e, com bola, alguns treinos-táticos e situações de jogo.

A grande novidade do coletivo de quarta, o primeiro em Weggis, foi a "volta" do Ronaldo. Volta porque o Fenômeno não jogava partidas completas a mais de dois meses, quando se lesionou ainda no Real Madrid e ficou de fora dos últimos jogos do Campeonato Espanhol.

No coletivo, uma boa apresentação dos titulares, que bateram os reservas (com Rogério Ceni no gol) por 4-1. Ronaldo foi o destaque do coletivo, marcando dois gols - o suficiente para que a imprensa, em especial a SporTV, já falasse em "volta do Fenômeno", "esse é o Ronaldo" e coisas do tipo. Vamos com calma...

Neste domingo, a Seleção Brasileira joga um coletivo contra o time Sub20 do Fluminense - no momento, 13-1 para a Seleção, já com os reservas em campo, de ambas as partes. E os destaques do time vêm sendo dois reservas: Juninho e Fred, com grande destaque também para o lateral-esquerdo Gilberto e o palhaço enganador Robinho.

Os treinos em Weggis, com direito a torcida, têm tido mais cara de festa de que treinos em si. Mas Parreira vem sendo inteligente ao escalar primeiro treinos coletivos a amistosos, como as demais seleções. Vindo da longa temporada européia, os atletas precisam recuperar seu fôlego para entrar em partidas "sérias", ainda que amistosas. Vale muito mais primeiro um treino físico e coletivo para se recuperar e depois encarar amistosos de verdade, com os jogadores já numa forma mais desejável. E em condições melhores. Ponto para o Parreira.

Para as Seleções rivais do Brasil, nossa primeira adversária, Croácia vem muito bem. Goleou a Áustria por 4-1 num amistoso de deixar de queixo caído a qualidade tática do time croata, que deve sim dar trabalho ao Brasil. A Austrália se despediu de casa batendo a Grécia por 1-0.

Já as demais Seleções... Portugal fez 4-1 em Cabo Verde, com 3 gols do Pauleta, e mesmo assim não agradou aos torcedores portugueses. A Holanda fez 1-0 em Camarões, mesmo placar pelo qual a França derrotou o México em casa, na despedida de Zidane de gramados franceses. A Espanha ficou num frustrante empate em 0-0 com a Rússia, e a Alemanha cumpriu sua obrigação em fez 7-0 em Luxemburgo - também uma bela atuação da Seleção dona da casa, com destaque para Miroslav Klose. Suíça e Costa do Marfim empataram em 1-1 e a Ucrânia venceu por 4-0 a Costa Rica.

O Japão, último adversário do Brasil na primeira fase, terá pela frente amistoso contra a Alemanha. A Seleção Brasileira enfrentará a Nova Zelândia em seu primeiro amistoso antes da Copa.
thiagoleal | 1:41 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10