Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
09 maio 2006
Madri abre a série de despedidas ao Maestro Zizou
O último jogo foi recheado de emoção e homenagens

No último domingo, em Madri, os Galácticos do Real enfrentaram o Villarreal, equipe que foi eliminada nas semifinais da Liga dos Campeões. Era um jogo interessante pela boa qualidadade técnica das equipes, mas nada de especial levando-se em consideração que a Liga Espanhola já tem um campeão, o Barcelona, e que para um dos times, o visitante, o jogo nada valia. Porém, desde que o craque francês Zinedine Zidane anunciou que irá se aposentar após a Copa do Mundo na Alemanha, este jogo ganhou destaque. Para a triteza dos torcedores do Real, o último jogo foi o último de Zizou em Madri.

As homenagens para Zizou começaram com um clipe, que mostrou os melhores momentos da carreira do francês no time espanhol. Logo depois, quando as equipes entraram em campo, o Estádio Santiago Bernabéu ficou branco, com cartazes que tinham o número cinco e o nome Zidane. Vários torcedores levaram faixas com homenagens ao craque.

O jogo, dominado pelo mais empenhado Real Madrid, foi bom. Um 3-3 com um final dramático. O primeiro gol saiu das mãos de Zidane. Ao cobrar um lateral com perfeição -- os craques criam lances de gol de qualquer jeito, não é? -- para Robinho, que cruzou para Raúl que tocou de cabeça para Júlio Baptista marcar. Um lindo gol. Logo depois, em uma das muitas falhas da defesa do Madrid, o Villarreal empatou, em gol contra de Mejía. Logo depois, Forlan virou o jogo com um lindo chute cruzado. Casillas, que é um excelente goleiro, falhou feio neste lance. No segundo tempo, Zizou marcou o seu. O inglês David Beckham cruzou e no segundo poste e Zizou, com categoria, marcou. Logo depois, em um lance quesionável, Forlan marcou de pênalti e deu mais uma vez a liderança ao Villarreal. Mas como não podia deixar de ser, aos 43 do segundo tempo, Beckham cruzou e Baptista empatou. Um belo jogo, com muita emoção.



Zizou merece toda homenagem que recebeu em Madri e que com certeza irá receber nos gramados franceses no futuro. Não só pelos títulos conquistados, mas pela pessoa que é. Um craque que não vive da imagem, mas do futebol. Sentiremos falta das tardes de sábado e domingo assistindo aos incríveis lances de maestria do maior jogador que já saiu da França.
Luiz Felipe Pedone | 7:56 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10