Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
24 junho 2006
ALEMANHA 2 x 0 Suécia
Na abertura das oitavas-de-final da Copa do Mundo, a Alemanha confirmou seu favoritismo e derrotou a Suécia por 2 x 0, com dois gols de Podolski.

O jogo foi mais fácil do que se esperava. Os alemães souberam dominar toda a partida e construir o placar logo no começo do primeiro tempo. Não é surpresa ver o time da Suécia impotente, como em toda a primeira fase, mas podiam ter feito um pouco mais. Enquanto isso deu gosto ver a Alemanha em campo.

Os gols alemães saíram em jogadas trabalhadas, com trocas de passes e assistências de Klose, o artilheiro da Copa, para finalização de Podolski aos 4 e aos 12 minutos. Quando os suecos acordaram já perdiam por dois gols.

E acordaram com Ibrahimovic, meia-bomba por natureza e hoje ainda meia-bomba fisicamente. Nunca vi uma boa atuação do atacante. Nunca. Enganador nato, cheio de graça. Joga porque tem nome. (Observação: eu nunca vi um bom jogo dele, talvez alguém já tenha visto).

A Suécia não fez um bom primeiro tempo. E ainda perdeu o zagueiro Lucic, expulso pela rigorosidade de Carlos Eugênio Simon.

No segundo tempo os suecos tentaram partir pra cima e conseguiram um pênalti logo no começo. Larsson na cobrança, mau sinal. Larsson é aquele atacante que só faz gol quando a bola bate nele e entra. E no pênalti isolou a bola lá em Estocolmo!

Depois disso os suecos praticamente desistiram. O show alemão continuou, em um futebol envolvente. Hoje Michael Ballack ganhou um fã. Impressionante como ele se posiciona bem em campo, chama o jogo, distribui as bolas com uma visão invejável. E passes perfeitos, nada de disparar tijolo pra cima dos companheiros. Chutando de fora da área, acertou a trave.

Aliás, a Alemanha chutou muito a gol, forçando o goleiro Isaksson a se destacar na partida para evitar uma goleada. Todo o meio-de-campo alemão, com Frings, Schneider, Ballack e Schweinsteiger, funcionou perfeitamente. E no ataque, Klose deu até caneta e drible-da-vaca.

Ao contrário do que era previsto, ver a Alemanha em campo é um prazer. Tem sido assim em toda a Copa.

Nas quartas-de-final a Alemanha enfrenta o vencedor de Argentina x México.


Thiago Leal

Cada vez mais confiante, a Alemanha segue firme na competição

Ufa!! Já foram as oitavas-de-final, com 100% de aproveitamento... e aquela Alemanha que, às vésperas da Copa, causava arrepio em seus torcedores, agora já os deixa mais tranqüilos.Para os que dizem que na primeira fase da Copa a Alemanha não teve nenhum teste difícil... não é agora que vai mudar de opinião. A Suécia protagonizou uma grande decepção nesta Copa do Mundo. Com grandes jogadores como Allback, Ljungberg, Larsson e... putz!! Ibrahimovic... esperava-se mais do time sueco. Não ir mais longe de que as oitavas, porque enfrentar os donos da casa, de fato, é duro. Mas jogar com um pouco mais de qualidade mesmo.

A apresentação sueca desta tarde repetiu àquela noite patética em que enfrentou o Paraguai. Os laterais presos lá atrás, como se fosse uma linha de quatro zagueiros. Um meio campo inerte e uma bola que mal chegava aos pés de Larsson e Ibra, lá na frente. Lehmann pouco foi exigido durante o jogo - as jogadas mais produtivas viam dos pés de Ljungberg, pela esquerda, em velocidade. Larsson esteve tão apático quanto em suas partidas pelo Barcelona e o Ibra, vindo de uma lesão relativamente leve, pouco pôde fazer. Pra piorar, aos 35 do 1º tempo o zagueiro Lucic foi expulso. E aos 7 do 2º, Larsson isolou um pênalti - parecia até ter batido um tiro de meta. Daí, o time sueco morreu e se entregou em campo.

Já a Alemanha, bom... o time não é lá essas coisas. Mas Schweinsteiger, Lahm, Klose e Podolski tem sido um Quarteto um pouco mais Fantástico que aquele da camisa amarela com cinco estrelas. Miroslav Klose, sem dúvida, o homem do jogo. Maestro no ataque que desce à cabeça da área para apoiar - e assim, armou os dois gols marcados pelo compatriota Podolski. Aqueles dois que destaquei no post do dia 21, que brigaram durante a semana e brilharam no jogo contra o Equador. Pois é... poloneses filhos de alemães, a dupla segue sendo a melhor dobradinha germano-polaca desta Copa do Mundo. A Alemanha não precisou de muito para vencer a Suécia. Bastaram os dois gols de Podolski e foi só administrar o resultado. OK, teriam feito mais não fosse a espetacular atuação do goleiro sueco Isaksson. Klose e Lahm foram incansáveis em campo e o polonês-mor buscava seu gol a todo custo, para manter a artilharia do Mundial que lidera com quatro gols. Não foi desta vez. Mas valeu para os Alemães. A cada vitória, o time fica mais confiante - e confiança ajuda, muito, na busca por um título, meu amigo. Será impossível? Veremos...

P.S.: Todos já falam no confronto "Alemanha X Argentina" das quartas-de-final. É o que eu acredito e torço... afinal, a Argentina está com um futebol pra lá de afiado - o melhor desta Copa, até agora. Mas não vamos esquecer que a Argentina tem pela frente um dos times mais encardidos do futebol mundial, que é o México. O México não está jogando NADA este Mundial e, se meu palpite prevalecer, vai tomar uma goleada dos argentinos. Mas estamos falando de futebol e qualquer coisa pode acontecer. E espero que a Argentina raciocine exatamente assim: tijolo a tijolo... porque apressado come cru. Se entrar em campo de salto alto, pode levar uma queda de rachar a cabeça. Então vamos passo a passo que tudo dará certo. Vamos, vamos, Argentina!! Fuerza!!

E que possamos ter esse belo confronto de Campeões Mundiais nas quartas-de-final.
Humberto Fernandes | 2:00 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10