Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
09 junho 2006
Alemanha 4 x 2 Costa Rica
O primeiro jogo da Copa do Mundo de 2006 foi além do esperado. Exceto pelos minutos inicias do segundo tempo, Alemanha e Costa Rica fizeram um bom jogo, superando as minhas expectativas iniciais sobre as duas equipes: a dona da casa fez muito mais do que parecia capaz, enquanto a outra surpreendeu por tamanha ruindade.

A Alemanha criou várias jogadas, chutou muito a gol e não explorou tanto as jogadas aéreas. Tocou muito a bola do meio-campo pra frente. Ficou claro que a defesa é o ponto fraco do time. A dupla de zaga alemã levou um passeio do atacante Wanchope, da Costa Rica.

Aliás, a Costa Rica é Wanchope e mais dez. Se tivesse mais dois ou três que soubessem jogar futebol... destaque também para o goleiro, não pelo seu nome, mas pela atuação. O time é tão ruim que o goleiro, mesmo sofrendo quatro gols, se destacou. No mais, não poderia deixar de citar o atleta Gonzalez, camisa 12. Cada vez que ele se dirigia para cobrar um arremesso lateral dava tempo de jogar uma partida de xadrez. Impressiontante.

Voltando aos anfitriões, destaque para o lateral-esquerdo Lahm, autor do primeiro gol - e que belo chute! É o "Roberto Carlos alemão". Bastian Schweinsteiger não se destacou tanto, mas a criação de jogadas do time passa por seus pés em boa parte das vezes.

O grandalhão Miroslav Klose pulou na frente pela artilharia da Copa marcando duas vezes, inclusive em uma bela jogada de Schneider e Schweinsteiger. Frings, que não fazia boa partida, fechou o placar com um chute da intermediária. Wanchope marcou os dois gols da Costa Rica.

A Alemanha cumpriu com sua obrigação. Não jogou contra ninguém, mas conseguiu impor seu estilo de jogo. Ponto para os alemães.
Humberto Fernandes | 2:58 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10