[18:30] Luiz Pedone: Equador faz o basicãoSim, o Equador pode vencer fora de Quito. A vitória sobre a Polônia, time que tem seu bom futebol restrito aos livros de história, provou que a
La Tri tem condições de passar em segundo neste fraco Grupo A.
O jogo não foi tão empolgante como o anterior, mas não foi de todo ruim. Os equatorianos fizeram o básico. Pressionaram no primeiro tempo, conquistaram a vantagem e controlaram no segundo. O gol, marcado por Carlos Tenorio aos 24, saiu em uma das várias jogadas criadas pela esquerda da defesa da Polônia. Falando nela, ô defesa desajeitada!
Mesmo dominando a segunda etapa, a Polônia não conseguiu marcar e nem perto disso chegava. Aos poucos, o time de Luis Suarez começou a explorar o contra-ataque e faltando dez minutos para o fim Agustin Delgado fechou o placar. O gol até fez os poloneses criarem boas chances, acertando a trave duas vezes nos minutos finais. De qualquer forma, muito pouco para merecer o empate.
Esta vitória dá ao Equador uma chance real de classificação. Caso vença a Costa Rica na próxima rodada, a tricolor não precisaria nem de um empate contra os alemães.
[18:40] Humberto Fernandes: Afinal, existe futebol na Polônia? O jogo Equador x Polônia serviu pra antecipar a conclusão que era esperada para mais adiante no campeonato, quando entrassem em campo os "sensacionais" times de Togo, Angola e Trinidad & Tobago: Copa do Mundo não foi feita para 32 países.
A Polônia dominou os primeiros minutos de jogo, porém sem ameaçar, dando a impressão de que tinha mais elenco que os equatorianos. Com o passar do tempo, difícil apontar quem tem algum futebol nesses dois times. Com a malícia de quem parecia estar mais acostumado a jogar futebol, o Equador chegou ao primeiro gol, com Carlos Tenorio, em jogada ensaiada na cobrança de um lateral. Pobres, poloneses.
E assim o Equador decidia sua Copa do Mundo já na primeira partida, com a certeza de que o vencedor do confronto conquistaria a segunda colocação no grupo A, atrás da Alemanha. Porque é mais do que natural que todos vençam a Costa Rica e percam para os donos da casa. Pode ser que a previsão equatoriana esteja errada, mas o país deu um grande passo rumo ao melhor mundial de sua história - oitavas-de-final não significam muita coisa para os brasileiros, mas para o Equador será um marco histórico!
No segundo tempo, em bela troca de passes, porém em provável impedimento, o Equador chegou ao segundo gol, com Delgado. E a Polônia finalmente esboçou uma reação nos últimos dez minutos de jogo, inclusive acertando duas bolas na trave. Até então os europeus não haviam ameaçado o goleiro Mora.
Por falar em Mora, muito bacana a marra dele, de pintar a bandeira do Equador no próprio rosto. Bem bacana!
Para a Polônia... bem, se o time aprender a trocar passes, roubar bolas, cruzar na área, cabecear e chutar a gol, pode ser que tenha melhor sorte na Copa do Mundo de 2010.