Finalmente a França marcou um gol na Copa do Mundo. Mas o jejum de vitórias continua, o desinteresse e a apatia também.
Durante a semana mais uma polêmica contagiou a seleção francesa: o goleiro Barthez foi fotografado fumando cigarros, hábito que não deveria ser praticado por um atleta profissional. Como se não bastasse, os veteranos ex-jogadores da seleção fizeram comentários que não agradaram aos atuais atletas.
Mas polêmica não é novidade para a França do treinador Raymond Domenech. Pires, que não foi convocado, declarou em uma entrevista que Domenech segue a astrologia para escalar o time, e assim não trabalha com jogadores do signo de escorpião, porque segundo ele, "eles comeriam uns aos outros dentro de campo". Pires é de escorpião. Assim como Pelé, Maradona e Garrincha.
Não parou por aí. O atacante Trezeguet criticou o treinador recentemente e agora amarga a reserva da seleção. E aí os franceses têm que aturar Wiltord como titular.
Mas vamos ao jogo. Os franceses entraram em campo pra jogar com cinco jogadores no meio-de-campo, sendo dois volantes e três armadores, com Henry na frente. No lugar de Ribéry, destaque da primeira partida, retornou Malouda, titular da posição.
Malouda se destacou no primeiro tempo, quando a França jogou futebol. Aos 9 minutos, Henry, oportunista que é, abriu o placar. Os franceses marcariam mais um gol, após cobrança de escanteio, mas o árbitro não viu que a bola já havia ultrapassado a linha quando o goleiro a defendeu.
A Coréia do Sul tem um time esforçado, veloz, mas que não marca firme e nem briga pela bola. Não pressiona o adversário. Deu espaço para o time francês, que não soube aproveitar.
No segundo tempo a França voltou desinteressada, levando o jogo, arrastando-se em campo por obrigação. Acreditava ter a vitória em mãos, até que em um cruzamento na área, Park desviou e encobriu Barthez, que falhou no lance. O velho Barthez de sempre!
Chega a ser engraçado o péssimo futebol do time francês e seu treinador no mínimo estúpido. E Zidane, ex-jogador em atividade, está suspenso da última partida por ter levado segundo cartão amarelo. Ou seja, pode ter sido sua última partida como profissional. Que fim de carreira amargo!
A Coréia do Sul lidera o grupo G com 4 pontos e a França ocupa a segunda colocação com 2 pontos. Suíça e Togo jogam amanhã.