Mais uma bela partida do English Team
Cole chuta de fora da área para abrir o placar do jogo. Fonte: UOL
O resultado do jogo pode ser discutível. Afinal... a Suécia não vem apresentando um bom futebol nesta Copa do Mundo. Decepcionou contra Trinidad & Tobago e arrancou uma vitória sofrida contra a fraca e desorganizada Seleção Paraguaia.
No entanto, a vitória inglesa chama atenção, em particular, para a atuação de um jogador. Joe Cole.
O meia do Chelsea vinha de duas boas partidas, contra Paraguai e contra Trinidad & Tobago. Dividia ao lado de Gerrard e Beckham o papel de melhor coadjuvante do time inglês - todos atrás de Frank Lampard, companheiro de Cole no Chelsea, que fez duas partidas espetaculares e já era um dos destaques da Copa.
Desta fez, Cole se superou, e o verdadeiro
quadrado mágico, o meio-campo formado por Gerrard (que fora polpado por cartão amarelo e começou o jogo no banco), Lampard, Beckham e Cole funcionou muito bem. Cada um exercendo sua função, sem alardes, levando o time adiante. E os quatro, aliás, junto com Wayne Rooney, titular, mostraram uma nova forma de jogo do time inglês. Os chutes de fora da área - hoje, "estratégia" bem mais utilizada que os velhos "chuveirinhos" de bola levantada na área. Também... com um time com cinco jogadores que chuta tão bem de longe como Beckham, Gerrard, Lampard, Cole e Rooney, é um desperdício ficar cruzando bola esperando cabeceios.
E ele mesmo, Cole, marcou o primeiro gol do time inglês, aos 33 do primeiro tempo. Um chutaço de fora da área, indefensável. Inglaterra 1 X 0.
Melhor em campo, o time inglês permitiu o empate sueco com uma jogada com a qual tanto está acostumado: jogo aéreo. Já no segundo tempo da partida, aos 5 minutos, Allback empatou os jogos para a Suécia, além de marcar um gol histórico: o gol de número 2000 em Copas do Mundo.
Após o empate, a partida ficou bem mais disputada, entre os chutes longos ingleses e o jogo aéreo sueco. Quando, aos 39 minutos, uma jogada fantástica de encher os olhos. Gerrard assiste Cole e sobe em diagonal para a área. O meia do Chelsea pára a bola e prepara o chute. Olha para a área e, ao invés de meter a gol, realiza um cruzamento perfeito. Gerrard acerta uma cabeçada na medida e bate o goleiro Isaksson. 2x1 Inglaterra. Um belo gol coletivo de dois grandes jogadores.
Quando todos esperavam que a partida estivesse definida, aos 44 minutos Larsson aproveitou a sobra de um escanteio e encostou a gol, empatando novamente a partida.
Final, 2x2 com um belo jogo dos dois times. A Inglaterra, seu jogo eficiente de sempre. A Suécia, pela primeira vez jogou um bom futebol neste Mundial.
Encerrada a partida, foi fechado também os primeiros confrontos de oitavas-de-final. Inglaterra, 1º do grupo B, enfrenta o Equador, 2º do grupo A. E os Suecos, que ficaram com a vice-liderança do B, enfrentarão os líderes do A, donos da casa: a Alemanha.
Sem dúvida, se Alemanha apresentar o futebol que apresentou contra o Equador e a Suécia jogar o que jogou contra a Inglaterra, teremos um bom primeiro combate de oitavas-de-final.