Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
04 junho 2006
Últimas impressões da seleção
Este é o meu primeiro post aqui no Camisa 10.

Não vou dizer que fui convidado pelo amigo Luiz Felipe Pedone porque eu praticamente me convidei para o blog. E depois conheci o Thiago Leal, com quem também fiz amizade e reiterei a vontade de participar desse blog sobre futebol.

Mas vamos lá, estou aqui pra comentar sobre o esporte. E na minha estréia resolvi assumir o amistoso da Seleção Brasileira contra a Nova Zelândia. As impressões são muitas.

Não entro nos méritos das discussões envolvendo os adversários do Brasil nos amistosos pré-Copa. Não sei se é melhor enfrentar Argentina, Itália e Alemanha ou Rússia, Lucerna e Nova Zelândia. Mas se essa última foi escolhida por ter um estilo de jogo parecido com o da Austrália, então foi uma boa opção.

As vitórias, mesmo em amistosos, renovam a moral dos jogadores. Trazem confiança, extremamente necessária para grandes equipes. Como se costuma dizer, o Brasil ainda não tem um time, tem um grupo de jogadores.

Lamenta-se apenas que o adversário não tenha testado o suficiente o esquema defensivo da Seleção.

Parece que o grande nome do quadrado mágico, na Seleção, é o Kaká. Porque individualmente é o Ronaldinho Gaúcho, mas existe aquele mistério inexplicável de suas atuações com a camisa canarinho não se aproximarem do que ele faz no Barcelona. E hoje ele não estava jogando em sua posição habitual. Mais recuado, fez grandes lançamentos que me encheram os olhos, mas não foi "dominante" como de costume no seu time.

Kaká, não. Parece cada vez mais completo. Um jogador exemplar, tanto que muitos apostam nele, e não no "R10", para maior nome da seleção na Copa. Deu passe para o primeiro gol e fez o terceiro.

A atuação do Ronaldo foi prejudicada pelas bolhas em seu pé esquerdo, tanto que foi substituído no intervalo por Robinho. Mas o Fenômeno fez gol e ainda chutou uma na trave. Mesmo fora de forma ele ainda faz isso. E jogando ao lado do Adriano, constituindo uma dupla de ataque que para muitos não é a ideal. Não vejo problemas em ter dois centroavantes.

Cafu foi eleito o melhor jogador em campo, embora ele tenha acertado apenas um cruzamento e não tenha sido exigido defensivamente. Apenas correu muito, como de costume.

A movimentação ofensiva do Zé Roberto me agradou, mas em seu lugar eu preferia o Juninho Pernambucano. Aliás, o Pé-de-Uva fez as três substituições que eu faria no time titular: Cicinho, Gilberto Silva e Juninho Pernambucano, nos lugares de, respectivamente, Cafu, Emerson e Zé Roberto.

Como é bom ver o Cicinho jogando! Pena que nessa disputa o Cafu tenha a preferência irrevogável do treinador.

No geral, a Seleção criou e finalizou bastante. Poderia ter vencido por mais, mas o resultado pouco importa. Deve-se destacar, também, que os laterais atacaram bastante, o que provavalmente não deverá acontecer com tanta frequência na Copa. Melhor Pé-de-Uva treinar outras jogadas de ataque usando os armadores pelos lados do campo.

O próximo jogo do Brasil será justamente a estréia na Copa, contra a Croácia, no dia 13 de junho.
Humberto Fernandes | 6:40 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10