Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
06 junho 2006
Nossos dois centavos
Palpites para a fase de grupos da Copa do Mundo que começa sexta-feira!!

Com sangue-novo no blog, nosso bom amigo Humberto Fernandes, da página de hóquei no gelo The Slot BR (http://www.theslot.com.br), fizemos um mini-debate e demos nossos palpites sobre a primeira fase da Copa do Mundo - que já começa nessa sexta-feira próxima.

Diferentemente de 2002, os grupos estão um pouco melhor sub-divididos, com exceção dos grupos C, D e G. Mas nenhuma grande discrepância como os grupos de 2002. Vejamos.


Grupo A: Alemanha, Costa Rica, Equador e Polônia

Humberto Fernandes: O pobre porém tradicional futebol alemão conseguiu o que queria para a primeira fase da Copa do Mundo: enfrentar três times dos quais pouco (ou nada) se espera. A Polônia também deve se classificar. 1º Alemanha, 2º Polônia.

Luiz Pedone: A Alemanha deu azar na geração que produziu para esta Copa. E no técnico que escolheu. Mas o grupo é fácil e só perde o primeiro lugar se fizer alguma lambança das grandes. Fico com 1º Alemanha, 2º Equador.

Thiago Leal: É um grupo fácil para a Alemanha que, creio eu, passe com 9 pontos. Ou talvez 7, um possível empate com a Polônia. Mas não apresentará dificuldades aos donos da casa, e não confio na Polônia nesta Copa, mesmo com a grande campanha das Eliminatórias. Por instinto, chuto 1º Alemanha, 2º Costa Rica.

Geral (Thiago): Apesar da questionável situação do time alemão, todos acreditam na classificação como líder. Não é um grupo difícil. O grupo alemão não é bom e não acredito que vá longe. Mas, vencendo a primeira fase, os alemães podem ganhar confiança. As coincidências de uma Alemanha fraca que se supera e vence a Copa (54), do time que sedia a Copa com um grande zagueiro (74), sendo hoje o Metersacker, e de uma seleção técnica e eficiente treinada por um ex-jogador (90) teriam influência? Podem levar a Alemanha ao Tetra? Veremos. É futebol. Mas eu duvido.


Grupo B: Inglaterra, Paraguai, Suécia e Trinidad & Tobago

Humberto Fernandes: Mesmo com problemas no ataque e um treinador que está longe de ser unânime após falar o que não devia sobre parte de seu elenco, a Inglaterra tem tudo para superar a Suécia, deixando os nórdicos na segunda colocação. Dá 1º Inglaterra, 2º Suécia.

Luiz Pedone: Os ingleses são favoritos não só no grupo, mas ao título também. De qualquer forma, devem tomar cuidado com a sempre complicada Suécia e, talvez, com o Paraguai. Apesar do líder evitar a Alemanha nas oitavas, o 2º colocado evita um possível confronto com Brasil ou Argentina. Qual dos dois é o melhor? Bom, fico com 1º Inglaterra e 2º Suécia.

Thiago Leal: Tenho medo deste grupo. Acho que tudo pode acontecer. Acho que a Suécia pode surpreender e ficar em 1º, deixando a Inglaterra em 2º... assim como acho que Paraguai pode surpreender e eliminar a Suécia. O papel de Trinidad é nulo? Bom, de qualquer forma, prefiro ficar com 1º Inglaterra e 2º Suécia, só pela lógica dos dois melhores times, respectivamente.

Geral (Thiago): Devido aos bons times inglês e sueco, ninguém arriscou apostar no Paraguai. O time paraguaio é bom e sempre joga com muita garra na Copa do Mundo. Pode supreender, mas deu azar em ter pela frente Inglaterra e Suécia. Preferimos não arriscar no Paraguai.


Grupo C: Argentina, Costa do Marfim, Holanda e Sérvia & Montenegro.

Humberto Fernandes: Nem a morte é tão imprevisível quanto este grupo. Duas forças do futebol, o melhor dos africanos e uma equipe de um país que já não se encontra no mapa mundi. Qualquer previsão aqui é um tiro no escuro, mas aí vai: 1º Holanda, 2º Argentina.

Luiz Pedone: Os argentinos têm o trauma de 2002 como exemplo e devem garantir a 1ª colocação. A Holanda, time forte e ofensico. Garante a 2ª. Gosto de Drogba & cia., mas acho que não dá pra eles. É 1º Argentina e 2º Holanda.

Thiago Leal: Apesar do temor do "grupo da morte", não acredito em grandes surpresas. Tinha dúvidas entre o 1º lugar. Acho a Argentina melhor que a Holanda. Mas os argentinos têm histórico de amarelar em Copas, podendo pegar o 2º lugar. Ainda assim, faço uma fé na Argentina. 1º Argentina, 2º Holanda. O grupo é difícil, mas não acredito em surpresas.

Geral (Thiago): Talvez o grupo mais difícil do torneio, que pode servir de exemplo de superação para Argentina e para a Holanda. Os dois têm tanta qualidade que acabaram com qualquer possibilidade de surpresa em nossos palpites. Possibilidade que existe. Mas a força de Argentina e Holanda é, sem dúvida, maior que isso.


Amanhã, palpites sobre os grupos D, E e F.
thiagoleal | 12:23 AM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10