Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
25 junho 2006
PORTUGAL 1 x 0 Holanda
Começou a Copa do Mundo! Portugal e Holanda fizeram o jogo mais emocionante da competição, nem tanto pela qualidade técnica, mas pela emoção do segundo tempo.

Uma pancadaria só. Deslealdade, falta de fair play, agressões... houve de tudo um pouco. O juiz se perdeu, expulsou quatro quando podia expulsar oito, deu cartão amarelo pra todo mundo... e no fim Felipão levou a melhor.

O gol da vitória foi marcado por Maniche, após passe de Pauleta na área, ainda no primeiro tempo. Um chute indefensável mesmo para Van der Sar. Na primeira etapa os portugueses foram mais eficientes, enquanto a Holanda pouco assustava, menos quando o zagueiro Boulahrouz acertou uma solada na coxa de Cristiano Ronaldo, que acabou por tirar o atacante do jogo, vários minutos depois, chorando.

Portugal perdeu Costinha, expulso por interceptar a bola com a mão. Por que, raios, um jogador põe a mão na bola no meio-de-campo?

No segundo tempo a Holanda atacou mais, até porque Portugal não tinha mais atacantes em campo, já que Pauleta foi substituído por Petit para recompor o meio-de-campo. E os holandeses mandavam na posse de bola, mas os portugueses conseguiam se segurar.

Então começou o "jogo": Figo deu cabeçada, levou amarelo e pode ser suspenso pela FIFA. Minutos depois, Boulahrouz acertou uma cotovelada em Figo e foi expulso. Mais tarde, a Holanda deveria devolver a bola para Portugal, no famoso fair play, mas não o fez. Heitinga partiu com ela dominada, enquanto os portugueses apenas olhavam. Aí Deco desferiu um carrinho voador e levou apenas amarelo, que seria completado por outro amarelo e um vermelho por atrasar a cobrança de uma falta.

De novo com um jogador a menos, Portugal resistiu e teve chance de matar o jogo, mas não chegou ao segundo gol. Nos acréscimos Van Bronckhorst foi expulso, completando o "jogo", que entra para a história.

Isso é Copa do Mundo! Uma batalha de Portugal x Holanda, ao contrário da pelada Inglaterra x Equador, que iniciou o dia.

Inglaterra x Portugal se enfrentam nas quartas-de-final. Os portugueses não contarão com Deco e Costinha. Figo pode ser suspenso e Cristiano Ronaldo é dúvida. Os ingleses devem repetir o mesmo time que venceu o Equador hoje.

E como bem lembrou o Juca Kfouri, Felipão já derrotou a Inglaterra duas vezes: na Copa de 2002, pelo Brasil, e na Eurocopa de 2004, por Portugal. E ainda recusou o convite inglês para dirigir o English Team.
Humberto Fernandes | 7:22 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10