Com algum atraso, comentários sobre a primeira convocação da nova "era Dunga", agora como treinador da Seleção Brasileira.
No geral, sua lista é interessante, atendendo à urgência da renovação. É claro que alguns nomes da lista, embora sejam surpresas, foram convocados por seu passado, não pelo momento atual. Ou alguém vai jurar que Dunga acompanha o futebol russo?!
É estranho ver a surpresa pela convocação de Wagner, atacante do Cruzeiro. O garoto desde os tempos de América-MG já se destacava, ao lado de Fred, hoje atacante do Lyon. O Cruzeiro é quem "estragou" Wagner no ano passado, escalando-o como lateral-esquerdo. Não deveria ser Wagner a surpresa, mas sim Morais (Vasco), Jônatas (Flamengo) e Marcelo (Fluminense). Junta-se a eles o goleiro Fábio, também do Cruzeiro, como os únicos "nacionais" na lista.
De volta após o fiasco da Seleção na Copa estão os zagueiros Lúcio, Juan e Luisão, os laterais Cicinho e Gilberto, o meio-campista Gilberto Silva e os atacantes Robinho e Fred. Edmílson, cortado por contusão às vésperas da Copa, também foi convocado.
Completam o time o goleiro Gomes, o zagueiro Alex, de quem sempre fui fã, o lateral-direito Maicon, que já passou pela Seleção, inclusive na Copa das Confederações vencida em 2005, os meio-campistas Dudu Cearense, Elano e Júlio Baptista e os atacantes Daniel Carvalho e Vágner Love.
Esses dois últimos, junto de Dudu Cearense, formam o trio de "russos" do CSKA na Seleção, os quais, junto de Elano, que joga na Ucrânia, considero convocados por nome ou passado, não pelo momento atual. Mas isso faz parte da tentativa de renovação, e não há melhor momento que o atual, tão distante de qualquer competição, para dar chance a esses tipos de jogadores.
Aliás, muito se falou aqui no Brasil sobre Vágner Love, suas supostas idas e vindas, mas entre ele e Daniel Carvalho, pelo pouco que vi do CSKA nos últimos dois anos, prefiro o segundo.
O suposto time titular para o amistoso do dia 16 de agosto, contra a Noruega, poderia ser: Gomes; Cicinho, Lúcio, Juan, Gilberto; Gilberto Silva, Edmílson, Elano e Júlio Baptista; Fred e Robinho.
EDITADO: (05/08 às 19h50)Está no
blog do PVC:
"Daniel Carvalho confirmou, em entrevista ao Bate-Bola primeira edição, que ninguém o procurou antes da convocação. O atacante do CSKA garantiu que já teve momentos melhores no time russo, que não vence há quatro jogos ? uma derrota e três empates. Companheiro de Daniel, Vágner Love, disse ter ficado surpreso com a convocação."
Como nós dissemos aqui no Camisa 10, tanto Daniel Carvalho quanto Vágner Love foram convocados pelo passado, não pelo presente.