Após deixar escapar três títulos seguidos,e já garantido na Copa Libertadores em 2007, o São Paulo dá a volta por cima no Campeonato Brasileiro para conquistar o tetracampeonato, se igualando a Corinthians e Palmeiras, em número de títulos nacionais.
O São Paulo começou o ano embalado pelo tricampeonato mundial e foi organizando o time aos poucos, até chegar a um ponto de equilíbrio, levando o time a ser um dos mais temidos do certame, dentro e fora das quatro linhas. Não é a toa que o tricolor paulista possui uma das melhores estruturas para se trabalhar.
Dentro de campo, foi vice-campeão paulista e vice-campeão da Libertadores. Coisa que os são-paulinos não se preocupavam tanto, pois seus jogadores continuavam honrando a camisa,incorporando o espírito guerreiro.
Após a perda da Libertadores, mais um vice para a galeria tricolor.O vice da Recopa Sul-Americana.Diante do Boca Juniors, o tricolor deixou escapar a vitória em um jogo que parecia ganho.Perdeu de 2 a 1, o que custou o título na partida de volta, no Morumbi.
Passado o vice, só restou o Brasileirão, como forma de salvar a temporada. Quis o destino que o Atlético Paranaense cruzasse seu caminho, como na final da Libertadores de 2005, apesar do Furacão não estar brigando pelo título. Parecia improvável a perda do título.
O gol de Fabão abriu a contagem para o título. Em um jogo disputado, o são-paulino, além de comemorar o título, ao mesmo tempo estava de olho em uma vitória do Paraná Clube contra o Inter, em Curitiba, sendo que este último jogo ficou paralisado devido as chuvas na capital paranaense.
No segundo tempo, Muricy resolveu segurar o jogo. Teve gritos de olé. até os 33 minutos, quando Cristian empatou para o Atlético.1 a 1.Depois do jogo, jogadores e torcedores não queriam saber do Inter e comemoravam. Foram mais sete minutos de sofrimento.Até que surge a confirmação da vitória do Paraná sobre o Inter. Com o empate no Morumbi, o São Paulo encerra o ano com chave de ouro, quebrando um tabu de 15 anos sem o título nacional.