Colunas e críticas sobre o futebol do presente e do passado. Análise das partidas e da atuação da Seleção, escalações, Campeonato Brasileiro e opinião dos colunistas. Cobertura do futebol nacional e internacional rumo à Copa do Mundo.

Redator publicitário e estudante de publicidade, pretendendo cursar jornalismo. Torcedor do Corinthians (SP). Grande fã do Ryan Giggs e de vários jogadores brasileiros, da Seleção de 70 e de 82 e de todos os grandes craques do passado.

Atualmente estudando para o Vestibular 2006, pretende cursar comunicação social na UFMG. É torcedor do Palmeiras e apreciador dos times europeus. Seus ídolos no futebol são Pelé, Zidane, Rivaldo e Ronaldo.
Torcedor do Santos, faz cursinho preparatório para Comunicação Social. Apaixonado por futebol nacional e internacional. Seus jogadores favoritos são Renato e Zidane.
Estudante do 7.º período de Administração na UFV. Aprendeu a acompanhar futebol com os olhos da razão, sem ‘torcedismos’. Fã dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Juca Kfouri. Na Copa do Mundo não vai torcer pela Seleção, por não apoiar a CBF.
01 novembro 2007
O penta que muitos previam
Finalmente, o que muitos previam, aconteceu. O São Paulo Futebol Clube conquistou o pentacampeonato brasileiro e se tornou o segundo maior campeão do país, ao lado do Flamengo,um dos recordistas de público no Campeonato.

No início do certame, dois clubes eram a bola da vez: São Paulo e Inter. O segundo não conseguiu repetir o sucesso de 2006, graças ao começo ruim da temporada, enquanto o primeiro se tornou difícil de ser batido.

Em um campeonato com arbitragens omissas e a ausência de grandes craques, parecia que o futebol brasileiro ganharia um campeão diferente. O Botafogo, premiado por um bom futebol no começo do ano era o mais cotado. Com a suspensão de Dodô por doping, começaram a surgir os problemas, que custaram o primeiro lugar e a vaga na Libertadores.

Os jogos que determinaram a queda foram a derrota para o Cruzeiro e o empate com o Paraná. A partir deste último jogo,o São Paulo retomou a liderança. No confronto direto, os paulistas levaram a melhor, e a partir daí, aumentaram a vantagem para a conquista do título. Nem o Cruzeiro foi capaz de deter o tricolor paulista. Muito menos a eliminação na Sul-Americana para o Millonários, da Colômbia e a perda de jogadores como o volante Josué.

E o título foi confirmado contra o rebaixado América-RN. Os gols de Hernanes, Miranda e Dagoberto confirmaram o quinto título nacional num campeonato mais que imprevisível. Além de clubes lutarem para não cair ou para a Libertadores, outra disputa é para quem fica com o maior público da Série A, que provavelmente não sairá dos dois maiores campeões: São Paulo e Flamengo.

E por falar nos dois, a discussão sobre quem é o verdadeiro campeão pode durar por muito tempo. Mas uma coisa é certa. Com todo o respeito ao São Paulo, eles tem todo o direito de dizerem que são pentacampeões, mas não os únicos. Tem de lembrar que até 2007, o Flamengo era o único com 5 títulos. E isto é fato.

Em 87, havia controvérsias quanto ao regulamento que nem a CBF consegue explicar. Desde o início do torneio e da criação do Clube dos 13,que deu origem a Copa União, cujo campeão verdadeiro foi o Flamengo. Na verdade,não era um confronto dos campeões de cada módulo,e sim um quadrangular que envolvia Flamengo, Inter, Guarani e Sport(finalistas de 1ª e 2ª divisões, respectivamente), que não estava previsto no papel. Prova da desordem do futebol brasileiro.
rafael | 8:22 PM |
Camisa 10 não tem ligação nenhuma com a CBF e/ou com a FIFA.
Blog criado e atualizado por Luiz Felipe Pedone e Thiago Leal. Para maiores informações entre em contato por e-mail.

© Copyright 2005 Camisa 10